Jataí mais segura

Jataí mais segura

Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 33

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Carlos Nobre alerta para extinções que serão causadas pelas mudanças climáticas

Autor: Fabiano Ávila   -   Fonte: Instituto CarbonoBrasil

Pesquisador afirmou ainda que a maioria dos céticos estão ligados à indústria dos combustíveis fósseis e adotam a estratégia dos lobistas do tabaco dos anos 1970, buscando confundir a opinião pública para ganhar tempo para o setor que defendem

Em sua participação no programa Roda Viva da TV Cultura, o Secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), Carlos Nobre, destacou que muitas espécies não conseguirão sobreviver às mudanças climáticas.
“Nós somos muito adaptáveis. É claro que uma grande mudança climática traz impactos, ela afeta os mais pobres e vulneráveis, mas é muito possível que nós, como sociedade humana, consigamos superá-la.  Quem não vai conseguir superar é um grande porcentual das espécies”, disse Nobre.
“Os cenários do IPCC, de 2007, e que agora estão bem mais refinados, serão apresentados no relatório de 2014 sobre os impactos [das mudanças climáticas]. Eles trazem números muito preocupantes. Com um aumento de 4oC, até 40% de todas as espécies estarão ameaçadas”, completou.
O pesquisador citou o exemplo dos recifes de Coral, que com um aumento de 2oC nos oceanos devem desaparecer em até 80%.
Nobre falou muito sobre a transição para uma economia de baixo carbono e sobre a necessidade de alterarmos a matriz para fontes renováveis.
“O Brasil é o segundo, talvez até o primeiro, país em potencial de energia renovável quando consideramos todas as fontes; solar, eólica, marés, biomassa (...) Esse potencial deve ser utilizado (...)O país pode chegar em 2050 com 80% de energias absolutamente renováveis.”
Fonte: Carbono Brasil
Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.