Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Refiz 2017

Refiz 2017

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Curso de Medicina: Convênio define leitos para residência médica

Por Rogério Rodrigues   
No início deste mês alguns acordos foram firmados entre as três esferas governamentais para implantação do curso de medicina em Jataí oferecido pela Universidade Federal de Goiás (UFG). A reunião em Goiânia entre o Prefeito Humberto Machado, Secretário Estadual de Saúde, Antônio Faleiros e Reitor da UFG, Edward Madureira, definiu dentre outros assuntos, os leitos que serão disponibilizados para que o curso se inicie em Jataí.

Exige-se pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde, que sejam ofertados cinco leitos hospitalares por aluno do curso, ou seja, 300 leitos no total levando em conta que a UFG disponibilizará 60 vagas no vestibular. No encontro entre os representantes ficou acertado que Jataí disponibilizará 200 leitos nas unidades de saúde do município e o governo do Estado de Goiás acrescenatará os outros 100 restantes, através do Hospital de Urgência da Região Sudoeste (HURSO), localizado em Santa Helena de Goiás. Destes 100 leitos em Santa Helena vinte são Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Outra necessidade que já foi acertada é a disponibilização de 20 equipes de Saúde da Família, ou seja, uma equipe para cada três estudantes, exigencia esta que será suprida toda em Jataí com UBS’s e PSF’s. Os leitos e outros acordos que foram firmados anteriormente avalizam a residência médica nas áreas básicas em Jataí para o começo do próximo ano e garante o vestibular para o curso de medicina para o segundo semestre de 2014.

Os próximos passos do Governo de Jataí para a área da saúde são a ampliação do Centro Médico Municipal e a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Para o Centro Médico um acordo entre município e União já garantiu 3 milhões de reais para que o local possa ser ampliado em breve e mais 6 milhões estão em pauta podendo ser aprovados pelo Governo Federal. Para a construção do AME, que será de responsibilidade do Governo do Estado e terá abrangência regional, o município doou uma área de 25 mil m² proximo ao bairro Cidade Jardim para edificação do prédio.
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.