Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 40

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Jataí receberá mais policiais, garante secretário

Autor: Hélio Domingos
Por Francisco Cabral
Durante reunião realizada no último dia 9 de agosto, no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Jataí, o secretário de Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita, afirmou que a cidade vai receber mais efetivos assim que forem convocados os candidatos aprovados no próximo concurso para contratação de policiais militares, previsto para até o final deste ano. Ele também garantiu que o presídio local, projetado para ter 44 vagas, mas abrigando 262 presos, será ampliado.

Além do secretário, participaram da reunião o prefeito Humberto Machado, acompanhado de secretários municipais, o presidente da Câmara, Adilson Carvalho, os vereadores Gênio Eurípedes, Gildenício Santos, João Rosa, Marcos Antônio, Mauro Bento Filho, Nilton César Soró, Thiago Maggioni e Vinícius Luz, além do restante da cúpula da segurança pública estadual: o comandante geral da Polícia Militar, coronel Sílvio Benedito Alves, o diretor geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, e o diretor do Sistema de Execução Penal, João Coutinho Júnior, que representou o secretário da Administração Penitenciária e Justiça, Edemundo Dias Filho.

A presidenta da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Jataí, Simone Oliveira Gomes, deu início à reunião enumerando os principais problemas enfrentados pelo município no setor da segurança pública: o aumento da criminalidade nos últimos anos, a falta de efetivos policiais e a situação do presídio.

O vereador Vinícius Luz destacou a importância de uma ação efetiva por parte do governo no sentido de aumentar o quantitativo de policiais no município, enquanto o prefeito Humberto Machado lembrou o bom relacionamento entre a prefeitura e as forças de segurança sediadas em Jataí.

Em relação às reclamações quanto ao fato de que vários policiais lotados na cidade pedem transferência para outras localidades, especialmente a capital, o secretário Joaquim Mesquita ressaltou que não é incomum que políticos locais o abordem solicitando esse tipo de mudança. “Esse problema será solucionado quando tivermos ingresso constante de efetivos”, declarou ele. “Não outra alternativa que não realizar concursos”.

Mesquita ligou o aumento da criminalidade em Jataí ao fechamento, no ano passado, do Ciaj (Centro de Internação de Adolescentes). “Os senhores (autoridades jataienses) também têm que resolver o problema socioeducativo”, exortou o secretário. Depois de elencar os investimentos em presídios no Estado, ele garantiu que a unidade de Jataí será ampliada.

Respondendo a Mesquita, Humberto Machado relembrou que o Ciaj foi fechado quando a Assembleia Legislativa aprovou um projeto de lei que regionalizaria a instituição. “Ele seria o único entre Goiânia e Santa Rita do Araguaia”, explicou o prefeito. “Fomos obrigados a fechar, pois viriam para cá menores infratores de todo o Estado”. Humberto salientou ainda que a atual onda de crime está sendo praticada quase que exclusivamente por maiores de idade.

Comandante geral da PM, o coronel Sílvio Alves informou que Jataí será incluída na campanha Balada Responsável, que consiste na realização de blitz que envolvem educadores de trânsito e PMs, na tentativa de conscientizar os condutores e dar cumprimento à Lei Seca. Ele também criticou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “O texto foi copiado da Itália, onde a realidade é outra, onde não há nem meninos de rua”, declarou o militar, que defende uma legislação mais rigorosa.

Ao final da reunião, o secretário Joaquim Mesquita sugeriu a elaboração de um Plano Municipal de Segurança em Jataí, com a participação de autoridades, representantes de entidades de classe e das forças de segurança presentes no município. A ideia foi bem recebida pelos participantes do encontro.
Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.