Jataí mais segura

Jataí mais segura

Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 33

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Mais oito estados estão livres da aftosa, divulga Ministério da Agricultura

Rio de Janeiro, 18 ago (EFE)
Mais oito estados do país foram declarados livres da febre aftosa, o que deixa 99% do rebanho brasileiro procedente de territórios reconhecidos como livres da doença da doença, anunciou neste domingo o governo brasileiro.
O ministro da Agricultura, Antonio Andrade, divulgou a conquista em um evento na cidade amazônica de Parangominas, o que pode fortalecer ainda mais a liderança do Brasil, que já é o maior produtor e exportador mundial de carne bovina.
Andrade garantiu que o Ministério reconhecerá nacionalmente como livres de febre aftosa com vacinação os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, que somam um rebanho de 22,6 milhões de cabeças.
Os estados, todos do norte e nordeste, se somam aos 16 estados das regiões sul, sudeste e centro-oeste, as principais produtoras de carne, que já são reconhecidos internacionalmente há alguns anos como livres de febre aftosa com vacinação e alguns até sem vacinação.
Segundo o ministro, a medida permitirá que cerca de 205 milhões de cabeças, cerca de 99% do rebanho brasileiro de bovinos, passem a ser procedentes de zonas livres de febre aftosa.
O funcionário acrescentou que o Ministério enviará em outubro a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) o pedido para que estes oito estados sejam reconhecidos também internacionalmente como livres de febre aftosa com vacinação.
'Quando a OIE certificar esses estados, 78% do território brasileiro será reconhecido internacionalmente como livre da doença, o que reduzirá as restrições de tráfego interno e permitirá a abertura de vários mercados ainda inacessíveis para os produtores dessas regiões', publicou o Ministério em comunicado.
A expectativa é que a certidão internacional seja concedida em maio de 2014. Depois disso, os únicos estados com restrições serão Amapá, Roraima e Amazonas, todos com grande parte do território dominado pela floresta. Leia mais/Estadão
Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.