Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Refiz 2017

Refiz 2017

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Radiação de Fukushima é encontrada em atuns na Califórnia

Autor: Fernanda B. Müller   -   Fonte: Instituto CarbonoBrasil

Pesquisadores identificam presença de Césio 134 nos peixes; outras espécies podem também estar transportando radioatividade através do Pacífico

Nas últimas semanas temos acompanhado na usina de Daichii, em Fukushima, Japão, uma série de eventos críticos que mostram o quanto ainda não estamos totalmente preparados para lidar com acidentes relacionados à energia nuclear.

Diversos vazamentos de água radioativa têm sido constatados na usina abatida pelo terremoto seguido de tsunami em 2011. Agora, os impactos desses episódios começam a aparecer.

Um novo estudo, publicado na edição mais recente do periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, mostra que a radioatividade de Fukushima já chegou à Califórnia.

"Relatamos evidências inequívocas de que o atum-azul-do-Pacífico (Thunnus orientalis) transportou radionucleídeos derivados de Fukushima ao longo de todo o Oceano Pacífico Norte", afirma o artigo.

Os pesquisadores encontraram Césio 134 (4.0 ± 1.4 Bq kg−1) e Césio 137 (6.3 ± 1.5 Bq kg−1) em 15 atuns pescados em agosto de 2011 - segundo dados do período anterior ao acidente nuclear os peixes não apresentavam tais elementos. Leia mais
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.