Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Refiz 2017

Refiz 2017

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Em Caçu, prefeitura corta os históricos eucaliptos, que enfeitavam o corredor de entrada da cidade


Na última segunda, 02, a cidade de Caçu, foi surpreendida com a notícia de que os eucaliptos, que ficam às margens da rodovia GO 206, próximo a Caçu, estavam sendo cortados. Várias pessoas, entre elas autoridades do município, foram até o local e constataram que de fato o corte estava ocorrendo.

Diante do fato, o prefeito convocou os 9 vereadores da Câmara Municipal de Caçu para uma reunião na prefeitura da cidade e apresentou documentos que tentaram confirmar a legalidade do corte. Entre eles, um acordo assinado entre a Prefeitura de Caçu, Prefeitura de Cachoeira Alta e Paulo Cesar Silva (suposto herdeiro das terras onde os eucaliptos estão plantados) e outros. 

De acordo com informações obtidas pelo Caçu Online, nada mais poderia ser feito para evitar ou paralisar a derrubada e o corte, pois o acordo foi homologado pelo Juiz da Comarca de Cachoeira Alta, para efeitos legais. Encerrando assim uma batalha judicial iniciada em 2010.

Pedido de homologação comprova acordo
Ainda de acordo com informações, Caçu ficará com R$ 750.000,00, Cachoeira Alta com R$ 175.000,00 e o restante, cujo valor não conseguimos obter, ficará com os supostos herdeiros.
O que mais causa estranheza é o fato do documento ser do dia 01 agosto, mais de 30 dias atrás. Antes do início do corte 'todos' desconheciam, não tinham qualquer informação sobre tal acordo.

À noite em sessão ordinária na Câmara de Caçu, a derrubada dos eucaliptos foi o principal assunto entre os vereadores. Antes da sessão ser encerrada, no momento das considerações finais alguns vereadores iniciaram uma série de acusações. (Devido a problemas técnicos não foi possível postar o áudio com as considerações finais, mas assim que possível iremos publicá-lo e atualizaremos esta matéria).

Batalha judicial
Os pés de eucaliptos foram plantados às margens da rodovia GO 206, próximo a Caçu, há cerca de 30 anos por moradores da cidade. E se tornou um cartão postal da cidade. 
Mas apesar de estar próximo a Caçu, territorialmente eles estão plantados no município de Cachoeira Alta. Ou seja, estão em uma área que não pertence a Caçu. 

Com o passar dos anos especulações sobre o corte e quem seriam os beneficiados com valor recebido, foram criadas. Em 2010 uma tentativa de derrubada dos eucaliptos foi frustada, devido a uma manifestação popular, que era contra a derrubada e corte dos eucaliptos, e um mandado de segurança expedido pela Juíza da Comarca de Caçu, Drª. Ana Maria de Oliveira. Após isso, uma batalha judicial foi iniciada. Três anos depois, em março deste ano, uma nova tentativa de corte foi iniciada, porém sem sucesso, pois os interessados no corte apresentaram documentos sem valor legal e foram impedidos mais uma vez por populares.

Essa batalha foi encerrada no mês passado após acordo entre as partes envolvidas (Prefeitura de Caçu, Prefeitura de Cachoeira Alta e Paulo Cesar Silva, um dos supostos herdeiros das terras onde se encontram os eucaliptos).

Fonte: Caçu Online

(Foto: Ana Cláudia Lemos/Reprodução/Facebook)
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.