Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 40

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Jataí cresce acima da média nacional, informa IBGE

Foto: Gidros
Rhony Barbosa

Segundo o chefe da agência local do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Iolando de Oliveira Cabral, o município de Jataí está crescendo acima da média nacional. O índice de crescimento anual do Brasil é de 1,8%, o que corresponde a um crescimento populacional interessante, enquanto Jataí está crescendo 2,7% ao ano. Pelas previsões do IBGE, em dois anos e meio a cidade ultrapassará os 100 mil habitantes.

Segundo o chefe do IBGE - Jataí, o que falta para que o município aumente ainda mais o seu crescimento seriam indústrias como montadoras de veículos, granjas etc. “O que não puxa crescimento populacional são as industrias sucroalcooleiras”, afirmou Iolando Oliveira. “Para que uma pessoa seja contada como moradora de um município, ela precisa residir no local por mais de dois anos e, no caso de uma indústria sucroalcooleira, ela traz muitas pessoas em período de safra e, assim que termina a produção, muitas delas vão embora”.

Ele concorda que as usinas de açúcar e álcool geram riqueza para um município, mas elas dispõem de muitas vagas de emprego temporárias, o que impede que seus trabalhadores sejam contados como moradores de uma cidade. Tal afirmação pode não explicar totalmente esse conflito entre os números oficiais do IBGE e a percepção de que Jataí tenha mais de 100 mil habitantes, pois a Raízen anunciou que não traz funcionários de fora no período da safra, uma vez que sua colheita é completamente mecanizada.

Outro detalhe polêmico é o caso de estudantes oriundos de outras regiões do país, que não são contabilizados como moradores de uma cidade sob a alegação de que eles vêm para o município, ficam até a conclusão de seus respectivos cursos e voltam para a sua cidade de origem. Hoje a população residente da cidade de Jataí é, oficialmente, de 93.759 habitantes. No entanto, estima-se que o município já conte com cerca de 105 mil residentes, levando-se em conta os estudantes e trabalhadores flutuantes.
Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.