Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Refiz 2017

Refiz 2017

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Meio Ambiente - Ilhas do Pacífico pedem ajuda diante da elevação do oceano

Autor: Jéssica Lipinski   -   Fonte: Instituto CarbonoBrasil

Líderes de países insulares querem ações mais ambiciosas para combater consequências do aquecimento global à medida que aumento do nível do mar afeta gravemente algumas ilhas; UE promete € 150 mil para Ilhas Marshall

O Fórum das Ilhas do Pacífico (PIF) é uma das principais instituições políticas da região, e responsável por debater questões como as relações entre seus países-membros, economia e processos militares e de paz. Mas devido à delicada situação ambiental em que se encontram alguns estados insulares do Pacífico, a 44ª edição do encontro, que ocorre de terça-feira (3) a quinta-feira (5) em Majuro, capital das Ilhas Marshall, será dominada por um só tema: as mudanças climáticas.
Nos últimos anos, diversos países da região, que são em grande parte constituídos por pequenas ilhas cujos pontos mais altos ficam apenas uns poucos metros acima do nível do mar, têm enfrentado problemas com a elevação do nível dos oceanos, responsável por enchentes, contaminação da água doce pela água salgada, inundação de plantações, diminuição da área habitável das ilhas etc.
Entre as que já foram atingidas, estão as Ilhas SalomãoKiribati e Tuvalu; agora, é a vez das Ilhas Marshall, um grupo de 29 atóis e ilhas de coral com 54 mil habitantes, que desde maio enfrenta uma seca prolongada, o que já fez o país declarar estado de desastre devido à falta de água potável. Estima-se que 6,4 mil pessoas estejam enfrentando escassez de água nas ilhas.
A situação é tão grave que há a possibilidade de os habitantes terem que deixar o local, se tornando refugiados climáticos. Infelizmente, essa não é a primeira vez que isso acontece nas ilhas do Pacífico. Leia mais/Carbono Brasil
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.