Jataí mais segura

Jataí mais segura

Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 33

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Vereador pede manutenção de canalização de córregos em Jataí

Por Gideone Rosa
O vereador Vinícius Luz encaminhou pedido ao Executivo Municipal projeto de manutenção das canalizações feitas a alguns anos atrás nos córregos Açude e Diacuy. Canalizações essas que na época foram alvos de envolvimento em situações de corrupção pela empreiteira OAS e políticos da época.
Outras situações denunciadas na altura foram, alem de superfaturamento da obra, má qualidade desta obra em nossos córregos e também um contrato obscuro feito pela administração municipal da época que causou sérios problemas na administração pública municipal de Jataí.
O que vereador Vinícius Luz pede em seu requerimento não é uma manutenção mas sim refazer toda a obra já que a mesma foi praticamente destruída pelos fatos de má qualidade de construção e ação da natureza e do tempo.
Acreditamos que o vereador perdeu uma boa oportunidade de pedir para rever ou até mesmo protestar contra todo esse tipo de construção que foi e que está sendo feito em nossos rios, córregos e riachos, uma vez que este tipo de obra nos países desenvolvidos está sendo abolido.
O que esses países estão fazendo é a recuperação dos mananciais, limpeza e revitalização dos leitos recuperando toda a fauna e flora.
Um exemplo de destruição da fauna e flora em nosso bem mais precioso, o Córrego Jataí, é aquela canalização a qual está concretando a vida do lugar. São quelônios (cágados), peixes, pássaros, répteis, sem falar nas capivaras, jacarés e até lontras...todos esses animais estão sendo expulsos de seus habitats.
Essas sim são situações que deveriam ser discutidas com a sociedade especializada apresentando projetos de preservação. 
Antes                                     Depois
Um bom exemplo a ser seguido é o que foi feito em Seul na Coréia do Sul onde um rio totalmente soterrado por obras impensadas no passado foi totalmente recuperado e trazendo de volta parte da fauna e flora. Veja mais a respeito
Isso sim é desenvolvimento com sustentabilidade.
Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.