Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Refiz 2017

Refiz 2017

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Investidores pedem que firmas de combustíveis fósseis avaliem riscos climáticos

Autor: Jéssica Lipinski   -   Fonte: Instituto CarbonoBrasil

Coalizão de 70 investidores, que juntos reúnem mais de US$ 3 trilhões, desafia as maiores companhias do mundo de petróleo, gás e carvão a se tornarem mais preparadas para um futuro de baixo carbono

Um futuro climaticamente seguro implica em uma utilização cada vez maior das energias renováveis e de estratégias de eficiência energética em detrimento do uso de combustíveis fósseis. Sendo assim, o que podemos esperar das empresas que atualmente dependem dos combustíveis fósseis para sobreviver? Pensando nisso, um grupo de 70 investidores decidiu perguntar a essas firmas como elas planejam lidar com a questão.
A ação dos investidores, chamada de iniciativa Carbon Asset Risk (CAR), foi lançada nesta semana visando estimular as 40 maiores companhias de combustíveis fósseis do mundo a avaliarem os riscos das mudanças climáticas para seus negócios e os benefícios de apoiar energias de baixo carbono. No último mês, os investidores já haviam enviado cartas às firmas solicitando respostas detalhadas antes de 2014.
O esforço é uma resposta ao relatório Unburnable Carbon, apresentado neste ano, que aponta que, apenas em 2012, as 200 maiores empresas de combustíveis fósseis gastaram cerca de US$ 674 bilhões para encontrar e desenvolver novas reservas, que podem nunca ser utilizadas devido às políticas internacionais para redução de emissões de gases do efeito estufa (GEEs).
“As companhias de combustíveis fósseis são as maiores fontes de poluição de carbono de longe, o que significa que elas também estão unicamente posicionadas para liderar o mundo na resposta aos riscos climáticos globais”, colocou Mindy Lubber, presidente do Ceres, que coordena a coalizão. Leia mais/CarbonoBrasil
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.