Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Refiz 2017

Refiz 2017

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Pérolas do Gênio - Norma Bengell

Por Gênio Eurípedes
Norma Bengell se foi. Foi ela a exuberante dama em “Os cafajestes” e no aplaudido “O Pagador de Promessas”, Palma de Ouro em Cannes. Dois clássicos que ainda podem ser vistos e repaginados como marcos do cinema brasileiro.
Em “Os cafajestes”, Norma propiciou o primeiro nu frontal do nosso cinema. Abrindo a porteira para os filmes polêmicos e desafiadores da censura. E aplaudíamos de pé. De pé no bom sentido, claro. Quanto mais nudez, mais aplausos. Éramos felizes e não sabíamos. Bastava uma periquita a mostra, para os “Embalos de Sábado à Noite” terem mais sentido!
Já em “O Pagador de Promessas”, a que assisti no Cine Avenida de Jataí, salvo pelo juízo neuronal, vi uma Norma Bengell extremamente comportada e digna das mulheres brasileiras de luta e sofrimento.
A atriz morreu aos 78 anos, pobre e usando cadeira de rodas! Eram os amigos que pagavam os remédios e o plano de saúde da atriz.
Tudo bem. Ninguém fica mesmo para semente! Acho que Norma Bengell, culta e internacional, sabia que caixão não tem gavetas.

Gênio Eurípedes é professor, escritor, advogado e vereador pelo PSDB de Jataí
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.