Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 40

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Artigo - De política vintage, chega!

Gênio Eurípedes

Até onde sei, pragmatismo não tem nada a ver com Praga, maior cidade tcheca. Nem com a praga que se combate com fungicida. E nem mesmo com a praga de moradores que infesta as cidades brasileiras. Pragmatismo também não tem nada a ver com a praga de políticos alienígenas que vêm aqui amealhar votos e depois só aparecem em velórios importantes e em formaturas de alunos ou de suas comissões vendáveis.
Pragmatismo está inserido hoje nos discursos e propostas tupiniquins, e também no contexto e uso da filosofia utilitária, do dia a dia. Vê-se também na praticidade das coisas. Na objetividade e no desenvolvimento pragmatizado das ideias que visem o bem comum. Pragmatismo é coisa boa. Na política, não obstante, não tem passado de promessa palanqueana!
Ora, se uma ideia não tiver assento no plano social, entendo-a personalista, reducionista. E por aí vai. Exemplo: luto por harmonia em minha casa, mas pouco valerá se a vizinhança não estiver bem harmonizada. Ideias, pois, para o bem coletivo!
E chega de política vintage, de práticas antigas e demolidoras do construtivismo moderno. Chega de divisão política, ranços e picuinhas que travam uma cidade! E de debates estéreos, que no final sufocam interesses e apequenam os agentes públicos.
Marconi Perillo deverá ser o próximo governador e “bobos de nós” se não encostarmos em seu governo para alguns nacos do nosso interesse. Jataí está bonita na foto! É só ninguém se apequenar nesse momento! Ora, o nosso maior sonho e desejo é, no momento, o novo aeroporto, e só será inaugurado com a junção de uma tríade governamental: Cidade, Estado e União.
Fui lá ontem, dia 12, com o prefeito Humberto Machado, e com o meu assessor, Lázaro Alves de Assis. Olha, é o seguinte: não tem como não se encantar com as obras do novo aeroporto! Dá para se vibrar, de se lacrimejar, com a magnitude que de fato será o nosso novo aeroporto. Uma obra e tanto! Com visibilidade incrível e às margens de uma rodovia duplicada. Humberto Machado está exultoso! É um sujeito predestinado! E Jataí reconhece seu esforço para administrar uma cidade desse tamanho.
Poucos ainda insistem em não acreditar que teremos um novo (e internacional) aeroporto. Tudo bem. Mas muitos também não acreditam em Centro de Ciências Agrárias, em Cidade Universitária, em Rodoanel etc. etc. Repito: a caravana passa! Acho conveniente que todos embarquem nela! Jataí será em pouco tempo, realmente, a Princesa do Sudoeste! E não é ufanismo tupiniquim!
Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.