Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 40

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Inaugurado Sistema de Video-monitoramento

Por Rogério Rodrigues
Jataí ganhou oficialmente mais uma importante ferramenta no combate a criminalidade, desta vez a aliada é a tecnologia que se faz presente no Sistema de Vídeo-monitoramento Urbano inaugurado nesta segunda-feira, 18 de novembro. A cerimônia de inauguração aconteceu às 09h30min no 15° Batalhão de Polícia Militar (BPM), onde fica a central do sistema.
Toda estrutura foi implantada e está em pleno funcionamento com 13 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade acompanhando a movimentação destes locais 24 horas por dia. A ação foi desenvolvida em uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Jataí e Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, constituindo um investimento de R$ 513.020,00.
O benefício faz parte do Sistema Integrado de Prevenção da Violência e Criminalidade certificado pelo Conselho Gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública.
O Prefeito Humberto de Freitas Machado aproveitou o ensejo para anunciar a ampliação do sistema com investimento de R$ 300.000 com recursos municipais já para 2014.
Fala das autoridades
O Prefeito Humberto Machado enfatizou que este é um benefício em prol de toda comunidade, constituindo uma ferramenta que irá inibir ações criminosas e consequentemente melhorar a qualidade de vida dos jataienses e dos turistas. O Prefeito lembrou que ações como esta são possíveis devido a graças à cooperação entre o executivo, legislativo e judiciário bem como as forças militares em prol de uma sociedade organizada e harmônica. Este mesmo ideal de cooperação entre os poderes foi defendido pelo vereador João Rosa que destacou a Câmara Municipal como parceira.
Humberto agradeceu em especial ao Departamento de Programas e Projetos da Prefeitura Municipal, liderados pela servidora Mafalda Batista da Costa, que sempre são gabaritados ao elaborarem grandes projetos competentes.
O Major da PM David Pires enxerga o sistema como um divisor de águas no que tange a segurança pública em Jataí e define o sistema como um bem inestimável a sociedade que o foi possível graças a união entre as forças policiais e os gestores públicos junto ao Governo Federal.
Segundo André Fernandes, Delegado da Polícia Civil, o Sistema de Vídeomonitoramento, assim como o Complexo de Delegacias, são ferramentas que além de somarem para a segurança pública melhoram a qualidade de trabalho dos policiais, que agora contam com mais um aliado para o combate a criminalidade. O Delegado pediu ainda que na ampliação do sistema sejam implantadas câmeras em bairros afastados bem como nas proximidades do presídio.
Também na ocasião o Juiz Sérgio Brito Teixeira se manifestou em defesa da nova ferramenta que auxilia no combate a criminalidade e lembrou que Jataí se destaca cada vez mais como uma cidade progressista. A Promotora de Justiça Gláucia Brito Freire Teixeira e Silva enfatizou que esta integração entre toda sociedade organizada e entre os gestores facilita as ações para a cidade, constituindo atos conjuntos que resultam em benefícios comuns a todos. A Promotora destacou ainda que a conquista do Colégio Militar para o município também consiste uma vitória expressiva, pois a educação deve ser a base para qualquer sociedade.
O Deputado Federal Leandro Vilela Veloso veio a Jataí especialmente para a inauguração do sistema e disse que o Videomonitoramento em Jataí, uma das seis cidades contempladas em todo o país, é o início para transformar a segurança pública na cidade. Segundo o parlamentar o segredo para que Jataí receba tantos benefícios federais é o comprometimento da administração com a sociedade e a cooperação entre prefeito e vereadores, defendendo não bandeiras de interesse político ou particular, mas sim ideias para beneficiar a cidade como um todo, ideologias em prol da comunidade.
Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.