Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 40

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Iris piscou primeiro ou foi uma jogada de mestre?

Executiva do PMDB vai confirmar Júnior Friboi como pré-candidato ao governo, mas a dúvida é se isso não é estratégia para manter o empresário ligado à campanha
Por Cezar Santos/Jornal Opção

Nesta segunda-feira, 2, o PMDB goiano vai declarar oficialmente que o empresário José Batista Júnior é o pré-candidato do partido ao governo do Estado no ano que vem. Será o desfecho de uma guerra de bastidores entre os adeptos de Júnior Friboi (definição logo do nome) e de Iris Rezende (definição só em março). E pelo desfecho, pode-se dizer que Iris piscou primeiro nessa batalha de encaradas.

Mas ao contrário do que muitos pensam, a guerra não chegou ao seu final. No decorrer da semana passada, ficou claro para quem acompanha a política, que a confirmação de Friboi como pré-candidato era questão de dias, senão de horas. O desfecho foi, portanto, o esperado. Oficiosamente, a executiva do PMDB atendeu ao apelo de Friboi, a partir do momento em que Iris Rezende cedeu para evitar um racha no partido. 
Nos últimos dias, os aliados de Friboi levantaram a voz na defesa da pré-candidatura do empresário. Os deputados federais Sandro Mabel, Pedro Chaves e Leandro Vilela foram à imprensa sem nenhum pudor. Principalmente Sandro Mabel, vocalizou esse sentimento pró-Friboi mais agudamente.

Pedro Chaves chegou a endossar publicamente a tese cara ao empresário, de que nome de Iris deve ser retirado das pesquisas. O entendimento aí, que tem certa lógica, é que não faz sentido manter o nome de quem nunca se declarou candidato, ao contrário de Friboi, que já chegou ao partido com essa disposição escancarada.

O fato é que o político Júnior Friboi — sem essa besteira de José Batista Júnior, que os veículos do Grupo Jaime Câmara, principalmente o jornal “O Popular”, querem disseminar somente para não dar publicidade gratuita ao nome da empresa — se impôs neste momento. Ele mostrou convicção e capacidade de articulação. Mostrou, principalmente, vontade inabalável de disputar o governo.

Mas, o que se pode esperar a partir de agora?
Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.