Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 40

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Saiu no Opção

MPF move mais de 30 ações contra ex-prefeitos goianos por improbidade administrativa
Municípios envolvidos são: Padre Bernardo, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Mimoso de Goiás, Nova Roma, Campos Belos, Planaltina, Formosa, Iaciara, São Domingos, Alto Paraíso de Goiás, Posse, Cabeceiras, Sítio d'Abadia, Flores de Goiás e Cristalina
Por Marcelo Gouveia

O Ministério Público Federal (MPF) nos municípios de Luziânia e Formosa ingressou com 36 ações civis públicas contra ex-prefeitos, servidores, empresas e pessoas físicas por atos de improbidade administrativa. Fraudes em licitações, sonegação fiscal e apropriação e desvio de recursos públicos, sobretudo em convênios com o Ministério da Saúde e com o da Educação (MEC), são as práticas ilícitas mais comuns entre os ex-prefeitos no interior goiano.

Das 36 ações, 24 foram propostas perante a Justiça Federal em Formosa e 12 em Luziânia. Os 16 municípios envolvidos são: Padre Bernardo, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Mimoso de Goiás, Nova Roma, Campos Belos, Planaltina, Formosa, Iaciara, São Domingos, Alto Paraíso de Goiás, Posse, Cabeceiras, Sítio d'Abadia, Flores de Goiás e Cristalina.

Dentre as ações de improbidade administrativas propostas, destacam-se três contra o ex-prefeito de Formosa Sebastião Monteiro Guimarães Filho que atualmente é membro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). De acordo com o procurador da República Onésio Soares Amaral, autor das 36 ações, as providências para anular a nomeação do ex-prefeito já estão sendo tomadas. O procurador sustenta que Sebastião Monteiro não possui condições para o cargo no TCM “não só pela ausência de capacidade técnica, como também por não preencher os requisitos constitucionalmente previstos da reputação e da moralidade”.

Confira, por município, a lista, divulgada no site do MPFGO, com a quantidade de ações, as razões da propositura e os envolvidos nas 36 ações contra ex-gestores municipais, servidores, empresas e pessoas físicas por atos de improbidade: Clic AQUI
Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.