Jataí mais segura

Jataí mais segura

Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 26

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Obra da UPA está em ritmo acelerado

Por Marcos Oliveira
A obra da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) está em pleno andamento, sendo que vários colaboradores da empresa responsável pela obra trabalham em turno integral para poder entregar o serviço ainda este ano.

 A unidade está sendo construída na Rua Jerônimo Silva, esquina com a Avenida Goiás, e terá 1.106 metros quadrados. Estão sendo investidos na obra cerca de R$ 1.400.000,00 (Um milhão e quatrocentos mil reais) através de um convênio do Ministério da Saúde com a Prefeitura de Jataí que está entrando com uma contrapartida de 10% deste valor.

Existem vários tipos de UPA´S, a de Jataí será a “UPA Porte I”,  que atende a demanda de municípios com até 100 mil habitantes. A unidade de Jataí terá os seguintes setores: Sala de apoio administrativo, observação, diagnostico (eletrocardiograma, radiologia), apoio técnico, terá ainda 8 leitos de internação, sendo 1 infantil, 1 isolamento e 6 adultos (3 masculino e 3 feminino), sala de classificação de risco, sala de atendimento social, sala de exames,  de coleta,  de aplicação de medicamentos. E a ala que é considera a principal, a ala vermelha, que é a de urgência, onde o acesso somente será permitido através de ambulâncias (Bombeiros e Samu). Nesta ala funcionará ainda as salas de sutura, curativo e gesso.

Como funcionará a UPA:

A Unidade de Pronto Atendimento, comumente conhecida como UPA, é um tipo de unidade hospitalar de média complexidade implantada em várias cidades do Brasil, fazendo parte do Sistema Único de Saúde (SUS). Existem vários portes para esta unidade, em Jataí ela será de “Porte I”, que atende a demanda de municípios com até 100 mil habitantes.

Elas foram criadas com o objetivo de fazer a intermediação entre as unidades básica de saúde e os hospitais. Elas também têm o objetivo de diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos de menor complexidade sejam encaminhados para as unidades hospitalares. Essas unidades são implantadas pelas prefeituras municipais, como é o caso de Jataí, ou pelo governo do estado em parceria com o governo federal.

Em Jataí a UPA é aguardada com muita expectativa e com certeza melhorará a saúde pública da cidade.
Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.