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segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Artigo - Just Business! Nem sempre apenas negócios

By Gideone Rosa
No mundo da arte VENDA com certeza você já ouviu falar de três coisas fundamentais para que tenha sucesso, são elas: Pré venda, venda e pós venda. O processo de Pré-venda, importa em saber que tipo de produto ou serviço que seu cliente quer. Para isso é necessário avaliar não só o mercado, mas também, o público alvo desse produto ou serviço, se possível através de entrevistas ou análise mercadológica. Como diagnosticar o que ele precisa já que nem sempre o que ele “quer” é o que ele “precisa”. É meio contraditório no mundo dos negócios? Pode até ser, pois o que importa é vender, é o lucro a todo custo. Mas quando você consegue diagnosticar o que o cliente precisa além de fazer um bom negócio terá a fidelidade desse cliente. Diagnosticar é fazer uma investigação prévia através de uma boa conversa, se possível uma visita técnica e só depois apresentar o melhor produto, de posse dessas informações saber se esse produto é compatível com sua real necessidade.
Um exemplo: Se vai vender alguma coisa que deverá ser instalada na residência ou algum prédio averiguar se essa construção é adequada a receber a instalação do produto, verificar se o projeto original oferece condições para tanto. Caso contrário será uma péssima venda em todos os sentidos. Esse trabalho se chama pré-venda.

Por outro lado, a “boa” venda se consolida só após um bom trabalho de pré-venda, com a coleta das informações do que realmente o cliente precisa, associado ao que ele quer ou deseja, isso é o tão falado diagnóstico. Somente após esse diagnóstico que pode se consolidar a venda. Claro, não podendo esquecer dos demais elementos que compõe uma boa venda, tais como a cordialidade, educação presteza e boas informações. Uma vez fechando a venda, depois da entrega, de preferência com pontualidade e zelo, e instalação do produto vem o que chamamos de pós venda. Já a pós-venda é parte muito importante também de todo o processo de comércio de produtos e serviços. Muitas empresas adotam essa técnica, pois através dela é que você vai medir o nível de satisfação de tudo que ofereceu a esse cliente, desde o recebimento dele na loja, no estabelecimento, boa educação, boas informações no sentido de adquirir o melhor produto e que venha realmente satisfazer suas necessidades. Essa preocupação, pós-venda, é crucial na fidelização do cliente. Uma vez buscando saber o nível de satisfação do cliente nos três níveis a empresa e toda sua equipe só tem a ganhar. Mas lembre-se, se uma dessas engrenagem quebrar essa venda será desastrosa. E marketing negativo é o que não queremos.
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