Jataí mais segura

Jataí mais segura

Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 37

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

REGRAS BÁSICAS DE CIRCULAÇÃO I

Por Adalberto Lemos / Exclusivo JN
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), logo no seu Artigo 1º,§ 1º diz o seguinte: "Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga." Desse conceito, podemos retirar algumas observações importantes que merecem uma explicação inicial.
Tanto “aqui”, como “acolá”, temos observado, diuturnamente, que nossos motoristas, pedestres, ciclistas e demais usuários não respeitam, nem um pouco as regras básicas de circulação no trânsito.
Sabemos que:
a) A maioria dos acidentes tem como  causa a culpa (negligência, imprudência ou imperícia) dos motoristas/condutores, e só depois disso, por conta das condições adversas externas e outros fatores.
b) Álcool, cansaço e uso de medicamentos ilegais ainda é um fator relevante nesses números.
c) A falta de educação e capacitação do trânsito, atrelada a falta de fiscalização pelos órgãos competentes torna o trânsito cada vez mais desorganizado e violento, em razão da impunidade.

Analisemos nesse nosso primeiro artigo o ponto referente à Educação no trânsito:
A faixa de pedestres é destinada à passagem de pedestres, e ciclistas (desde que desmontados) e por isso deve ser respeitada pelos veículos automotores.
Em primeiro lugar, por incrível que pareça, o local onde mais se desrespeita a faixa de pedestres e as demais regras de estacionamento e circulação é na frente das escolas.
E quem desrespeita? Principalmente os pais e mães, que hoje parece que esqueceram quando eram crianças e que tinham que ir à pé para a escola, ou no máximo de bicicletas e estacionam, invariavelmente, sobre as faixas de pedestres, em filas duplas, ensinando os meninos e meninas (amanhã condutores) que é permitido fazer isso, já que em primeiro lugar está a segurança (dos seus filhos, mas somente dos deles, não dos filhos dos outros). Ora, como podemos cobrar que nossos filhos andem em velocidades compatíveis com as vias, que respeitem sinal vermelho, que respeitem faixa de pedestres, que usem cintos de segurança e que não falem nos celulares ao dirigir se fazemos isso o tempo todo, e na frente deles?
Nenhuma campanha pública ou privada consegue derrubar o exemplo do pai e da mãe, principalmente nessa idade de formação de caráter.
Ora, ao conduzir seu veículo você é responsável por todos que estão em trânsito à sua volta, sejam condutores ou pedestres e as regras existem única e exclusivamente para a diminuição dos acidentes de trânsito.

Parando em fila dupla ou sobre a faixa de pedestres não estarei cometendo uma infração de trânsito? Lógico que sim. E mais, estarei mostrando para meu filho que ele poderá fazer isso quando estiver dirigindo.
O Respeito Regras de circulação no trânsito reduzem, drasticamente, o número de ocorrências de acidentes, brigas e principalmente lesões físicas de pedestres. 
Seja exemplo para seu filho e filha.
Educação é tudo. Pense nisso.
Fim da conversa no bate-papo

Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.