Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Refiz 2017

Refiz 2017

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

TODOS OS CAMINHOS LEVAM À EDUCAÇÃO

Por Adalberto Lemos
O Senador Cristovam Buarque tem sido um incansável lutador a favor da EDUCAÇÃO em nosso país, e creio que com razão.
Praticamente todas as suas propostas, seus projetos, seus modelos, tem como referência, sempre, a melhoria da educação, desde a base até o ensino superior.
Quando se fala em falta de presídios, em contrapartida ele oferece construir escolas.
Quando se fala em violência no trânsito, ele propõe incluir o tema no currículo escolar.
Quando se fala em economia ruim, ele aponta a necessidade de se educar o consumidor.
Quanto se fala em falta de qualidade de ensino... Aí ele chora.
O Brasil peca por não contemplar, no ensino básico, com uma educação voltada para a qualidade, ofuscando essa qualidade com a quantidade de alunos matriculados ou concluindo os ensinos básico, médio e superior.
Formamos alunos todos os anos, na incerteza de que tenham, efetivamente, adquirido conhecimentos básicos necessários para evoluir para outra fase.
O sistema de avaliação é fraco, tacanho e incapaz, realmente, de “medir” o percentual de aproveitamento das matérias.
Alunos entram nas faculdades sem ter lido um único livro por inteiro, e com isso, não sabem interpretar textos básicos, imagina um código civil ou penal?
O ensino médio desova através de inúmeras situações, alunos que concluem todo um ciclo em pouco mais de um ano de estudos, normalmente feitos em suas próprias casas, com aplicações de provas que não se precisa mais que um simples “decorebo” como se dizia antigamente.
Os vestibulares apontam, cada vez mais, que a prova de redação é uma das mais difíceis, em razão da necessidade do aluno escrever o que pensa sobre esse ou aquele assunto.
Entendo que a política educacional é voltada não ao conhecimento, e sim ao resultado estatístico, a números fabricados nas escolas visando não a melhoria do ensino e sim, apenas e tão somente, mascarar a carência do ensino em nosso país.
Como professor, (hoje já posso me incluir nesse seleto rol), assisto diuturnamente a dificuldade do aluno em ler um texto, em interpretar e mais, em escrever de forma clara, concisa, mantendo um nexo entre o tema e a escrita.
Voltemos nossos olhos para a instrução básica. A escola fundamental.
Talvez aí tenhamos uma saída para a maioria dos problemas desse país.
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.