Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Refiz 2017

Refiz 2017

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Disciplina rígida e resultados expressivos fazem aumentar a demanda de colégios militares em Goiás

Por Thiago Burigato
Atualmente, são 18 instituições do tipo em Goiás. A tendência é que o número se multiplique nos próximos anos
Com bons resultados nos índices nacionais de educação e o enfoque na rigidez da disciplina, os colégios militares de Goiás têm se destacado frente aos modelos tradicionais de gestão e, consequentemente, têm ganhado cada vez mais atenção do governo do Estado.

Atualmente, são 18 instituições do tipo em Goiás. A tendência é que o número se multiplique nos próximos anos. “Tem havido muita procura, muito pedidos por vagas em colégios militares”, relata o tenente coronel Júlio César Mota Fernandes, comandante de Ensino da Polícia Militar do Estado de Goiás.

De acordo com ele, colégios militares têm uma gestão “um pouco diferente”. “Nem melhor, nem pior”, avalia. Ainda assim, as pequenas nuances garantiram que as escolas obtivessem resultados excelentes em exames como o Enem, possibilitando que Goiás chegasse à primeira colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio neste ano.

A grade curricular é praticamente a mesma que a das demais escolas estaduais. A diferença é a implementação da disciplina de civismo, em que os alunos aprendem o Hino Nacional, a valorizar os símbolos nacionais e a cumprirem seus papéis de cidadãos.

Além disso, aqueles que optarem podem participar de aulas de música, dança ou mais de uma dezena de modalidades esportivas. As atividades são realizadas após o período regular de aula e variam de escola para escola. Geralmente, incluem futebol, basquete, vôlei, handebol, xadrez, artes marciais, entre outros. Aulas de reforço também são oferecidas.

A rotina não é das mais fáceis para os alunos. O bom dia e o boa tarde são substituídos por saudações militares e todos devem comparecer com uniformes impecáveis. Bonés, acessórios chamativos, esmaltes coloridos, assim como gírias e palavrões, estão proibidos. Tudo em nome da disciplina.                                                                                         Leia mais
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.