Jataí mais segura

Jataí mais segura

Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 37

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

segunda-feira, 23 de março de 2015

Dia Mundial da Água e Jataí não faz o dever de casa

Ano passado, 2014, fizemos uma matéria onde denunciamos o descaso das autoridades municipais com relação aos nossos recursos hídricos. 
Fotos e textos por Gideone Rosa
Ainda este ano, 2015, aconteceu uma
audiência pública para discutir o assunto e encontrar soluções para nossas nascentes e cursos d´agua. Como neste domingo foi o Dia Mundial Da Água a matéria que mostramos é oportuna já que o tema água é mais importante que o próprio petróleo.
Em uma das reportagens especiais uma equipe formado pelo Jataí News e jornal Notícia Extra esteve fazendo uma incursão por algumas nascentes de, mananciais de água, no perímetro urbano de Jataí.
O que se viu foi total descaso por parte das autoridades, também da população, no sentido de preservação destes mananciais onde foi encontrado todo tipo de sujeira desde embalagens de agrotóxicos, lixo doméstico e, ainda muito pior, esgoto.
Em trabalho de identificação e contagem de expressivas nascentes mais de 11 foram encontradas, sem mencionar os grandes riachos como córrego Jataí, Diacuy, Açude, córrego da Pulga e Queixada estes todos seriamente agredidos por esgoto doméstico, industrial e lixo. O menos maltratado é o córrego da Pulga, aquele que passa junto ao Parque Ecológico JK. Os córregos Diacuy e Açude consequentemente o córrego Jataí estão praticamente mortos.


Na foz do Diacuy com o Jataí, foto, o que vimos foi o imenso volume de esgoto ali lançado. Um lugar onde, até pouco tempo, se via peixes como tilápias e quelônios (cágados) com abundância, demostrando onde a vida ainda pulsava hoje nem sinal destes animais. O córrego Jataí é abrigo de vários outros animais alem dos mencionados, como lontras, capivaras, bagres e, segundo moradores, até jacaré.
O diagnóstico é o pior possível pois onde tinha vida e natureza abundante agora só se vê lixo e mal cheiro.
O que precisamos é de uma atenção dos homens públicos de nosso município no sentido de consolidar com urgência algo como um plano diretor de águas para proteção de nossas nascentes desde as menores até os grande riachos. Concretagem não resolve, o que precisamos é revitalizar. O exemplo do que pode acontecer se isso não for realizados é o que estamos vendo nos telejornais onde mostram as grandes dificuldades de populações como da grande São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerias que estão vivendo um colapso por falta de água.
Temos dois agentes poluidores, o próprio jataiense que, sem conscientização, ainda joga todo tipo de dejetos nos nossos córregos, mas o pior deles, que a pouco tempo era a própria SANEAGO, mas agora é a sua terceirizada FOZ, uma empresa do grupo Odebrecht que causa o maior dano aos nossos mananciais.
Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.