Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Refiz 2017

Refiz 2017

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

terça-feira, 3 de março de 2015

Com impacto de conta de energia, tarifa de água também sobe em Goiás

Empresária diz que terá que arcar com
impacto do aumento
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Alta de 2,40% começou a valer em 225 cidades atendidas pela Saneago.
Companhia argumenta que são realizados investimentos no serviço.
Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
A tarifa de água e esgoto em Goiás teve aumento percentual de 2,40%. A medida, proposta pela Agência Goiana de Regulação (AGR), entrou em vigor no domingo (1º) e atinge 225 cidades que são atendidas pela Saneamento de Goiás S/A (Saneago) no estado.
Segundo o superintendente de Comunicação e Marketing da Saneago, Luiz Novo, teve como base o aumento em outra tarifa, a de energia. Proprietária de um restaurante em Goiânia, a empresária Kárita Azevedo diz já sofrer com o impacto do reajuste no orçamento.
Ela estima que a conta mensal média de R$ 1,5 mil deve ter um aumento aproximado de R$ 40. “Eu não posso repassar isso para o meu cliente, então, eu trabalho no aperto. Até porque eu fiz um reajuste nos valores há 40 dias. Então, fazer outro reajuste eu não dou conta”, diz.
Gerente de um lava a jato da capital, Robson Joaquim de Souza afirma que irá aumentar o preço do serviço para compensar o aumento na tarifa.  “Aumentando a água, aumenta [o preço da] lavada, se não, não dá para pagar os funcionários”, argumenta.
Investimentos
Luiz Novo afirma que, apesar do aumento na tarifa, o consumidor deve ser recompensado por melhorias no serviço como, por exemplo, a redução no índice de perdas durante o processo de distribuição de água.
"Goiânia é a capital com menor índice de perdas no Brasil. Enquanto a média é de 37% no país, nós estamos com em torno de 21,5%”, afirma. “Isso é fruto de investimentos que são feitos na redução de pressão nas redes, na modulação e automatização do sistema. São ações que vão sendo realizadas ao longo do tempo para minimizar o impacto”, completa Luiz Novo.
Ele também cita obras de ampliação na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que pretendem melhorar a qualidade da água.

Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.