Jataí mais segura

Jataí mais segura

Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 26

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

quinta-feira, 12 de março de 2015

Água consumida em Jataí livre de radioatividade

Em face às constantes especulações colocando em xeque a qualidade da água fornecida pela SANEAGO ao consumidor jataiense foi encaminhado ao Legislativo Municipal relatório que atesta a qualidade da nossa água para o consumo humano, ou seja de alta qualidade. 
O referido atestado foi expedido em função da água consumida ser associada a casos de câncer em nosso município, o que segundo a companhia não procede. Veja o comunicado:

Cnen atesta qualidade da água de Jataí

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) emitiu, no segundo semestre do ano passado, um relatório técnico que atesta a qualidade da água para consumo humano em Jataí. Pelas amostras analisadas pelos técnicos do órgão, a água do município encontram-se liberadas para consumo no que se refere à potabilidade para radioatividade, segundo a portaria 2.914, do Ministério da Saúde.

O relatório foi repassado pela Saneago ao presidente da Câmara Municipal de Jataí, Marcos Antônio, que autorizou sua divulgação com o objetivo de esclarecer as dúvidas da população a respeito da qualidade da água fornecida pela empresa na cidade.

As amostras de água potável de Jataí foram analisadas nos laboratórios do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO), em Abadia de Goiás, empregando-se o procedimento analítico para determinação de alfa/beta, baseado na técnica LSC. Colhidas em poço de captação em Portelândia, no rio Claro, em Jataí, e no rio do Peixe, em Doverlândia, todas as amostras foram declaradas livres do fator de risco de contaminação por radioatividade.

O relatório faz parte de um projeto de pesquisa de águas da região Centro-Oeste, desenvolvido no CRCN-CO, em parceria com os órgãos estaduais responsáveis pela vigilância e controle de qualidade da água para consumo humano. O relatório técnico foi emitido por Regina Apolinária Nogueira e revisado por Eliane Eugênia dos Santos, que também assinou a aprovação do documento.
Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.