Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Refiz 2017

Refiz 2017

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

quinta-feira, 5 de março de 2015

Email do Leitor - Caso grave envolvendo o Detran de Goiás no que se refere a obtensão da CNH

Lívia Christina Borges Soares Lemos 

15:23 (Há 1 hora)

para mim 
"Boa tarde Gideone.

Segue um breve relato do que está acontecendo.

Atualmente, o procedimento inicial para obtenção de CNH é o seguinte: cadastro do processo, exame psicotécnico, exame de vista, curso teórico e prova escrita.

No início do ano de 2014 o DETRAN - GO substituiu todo o sistema relacionado a CNH, inclusive com a previsão da captação biométrica e foto digital.

Em agosto ainda de 2014 teve início a captura da digital de todos os alunos como forma de registro de frequência no curso teórico (45 horas/aulas).

Acontece que desde essa implantação, o sistema nunca funcionou como deveria, aparecendo sempre falhas, seja na grade horária, seja em queda de internet do servidor, seja em erro na captação da digital.

A consequência disso foi que todas as frequências dos alunos tiveram que ser informadas pelo órgão, em Goiânia, através de um funcionário do setor de Educação de Trânsito. Então todas as turmas fechadas nas cidades onde há o sistema de biometria foram enviadas para a capital, ou através de e-mail, ou pessoalmente.

Apesar dos transtornos de deslocamento e tudo mais, até dezembro funcionou.

A partir da nova posse do Governador, ouve troca de algumas Diretorias do DETRAN, e modificações do procedimento.

O órgão começou a exigir que todos os pedidos de baixa de curso teórico (informação de frequência dos alunos) fossem protocolizados no Protocolo Geral em Goiânia, de lá seguindo paraa a Diretoria e depois para a seção responsável pela baixa.

Isso ocasionou um acúmulo de processos parados, processos esperando a liberação dos cursos teóricos para a marcação da prova escrita.

Não sendo isso o bastante, o DETRAN - GO, além de exigir o protocolo, colocou também como obrigatório o protocolo de um termo de responsabilidade, assinado por um dos diretores da auto escola, em conjunto com o Presidente da Associação das Auto Escolas, atestando a veracidade das informações dos cursos.

Detalhe, essa associação foi criada pro alguns proprietários de Autoescolas, e o DETRAN agora tenta, não sei com que intuito, dar poderes de representatividade pra a mesma.

Em resumo, pela falta de competência do órgão, pois não consegue colocar seu sistema biométrico para funcionar, existem milhares de processos parados em todo o Estado, esperando para a marcação de provas escritas.

Em Rio Verde mais de 1.000, aqui mais algumas centenas, Jataí também, fora o grande volume da capital.

E normalmente a desculpa do órgão para a imprensa: o CFC não fez o procedimento correto.E a culpa só recai no lado mais fraco.

Se nada for feito, ou pelo menos divulgado, é o que ainda vai continuar acontecendo.

Espero que tenha sido clara.

Qualquer coisa estou à disposição."
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.