Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 26

Parabéns Jataí


terça-feira, 26 de maio de 2015

Sobre a matéria do shopping e a economia danosa que assola o país

Com a palavra o editor do JN, Gideone Rosa
É lamentável o que ocorre no país quando o assunto é economia. É notório o que vem assolando nossa economia como um todo, e como dissemos na reportagem, nosso município de Jataí no estado de Goiás não é uma exceção, ou seja não está imune. É claro que, nós em Jataí, vivemos um certo conforto devido a algumas boas ações principalmente envolvendo a construção civil. 

Houve queda de faturamento das empresas? Com certeza que sim. Houve queda nas vagas de empregos oferecidas? Também, com certeza que sim. Houve queda de arrecadação do governo municipal? Com toda certeza sim. Houve culpa da imprensa local. Com certeza absoluta que não. Mas nada  disso afetou ou comprometeu a economia de Jataí como vem ocorrendo na maioria dos municípios do Brasil.

Diante de todo esse quadro nós da imprensa não podemos, e seria até injusto, sermos responsabilizados por investimentos que não ocorrem devido a publicação de matérias relevantes nas quais citamos apenas uma realidade que não é apenas de Jataí. Não é justo que sejamos responsabilizados por ações de empresários que não se adequam a uma realidade econômica que envolve toda uma sociedade. Não é culpa da imprensa pelos altas tarifas públicas, não é culpa da imprensa pelos aumentos nos combustíveis, ...e ainda, não é culpa da imprensa pela falta de segurança, falta de saúde, falta de saneamento e de educação. ...Vou mais alem, não é culpa da imprensa pela corrupção e muito menos por tirarem da educação mais de 15 bilhões da educação nos últimos dias. 

O papel da imprensa é relatar os fatos, apenas os fatos, e na matéria que está ocasionando toda essa discussão, em momento algum algum denegrimos a imagem de quem quer que seja. Talvez o título da matéria tenha sido forte, mas  no mundo da informação o impacto se faz necessário para que chame a atenção do leitor, mas, é claro, nem sempre está diretamente ligado ao contexto. É apenas uma questão de leitura e de interpretação.

O nosso centro comercial não está em "xeque", pois se o mesmo estiver assim estará a maioria dos shoppings centers espalhados por todo esse país. Como exemplo citamos a recente matéria sobre demissões em duas das maiores lojas de departamentos do país,a C&A e Marisa publicada essa semana pelo jornal O Estadão, São Paulo. Veja

O que nós fizemos foi  chamar a atenção para uma melhor administração no que tange o trato para com a atual realidade econômica do país em particular a economia jataiense e que envolve toda uma classe, a do lojista.

Um incentivo se faz necessário nesse momento de incertezas econômicas e é através desses incentivos que teremos um comércio forte, de novas oportunidades, mais empregos e mais opções de compras e lazer para  todos nós jataienses.
Mais uma vez enfatizamos, não podemos, nunca, imprensa, sermos responsabilizados por situações administrativas que envolvem a economia dessa ou daquela empresa muito menos amordaçar a imprensa. Não é justo.

Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.