Jataí mais segura

Jataí mais segura

Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 26

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Mobilidade urbana em Jataí em xeque

Foto: Genio Eurípedes
Este é um assunto que já tratamos no JN mas que não devemos desistir jamais enquanto não tivermos respeito pelas pessoas.
Acessibilidade e mobilidade urbana são duas palavras que existe apenas nos dicionários, mas que não existe para boa parte da comunidade jataiense, inclusive o próprio poder público.
Nesses dias pude ver um exemplo típico da falta de mobilidade em uma escola da rede pública onde a falta de critério técnico é um absurdo, são saliências, degraus, rampas e até mesmo uma plataforma com quase um metro de altura que divide os dois blocos da escola. A coisa é ainda mais séria pois a referida escola tem séries infantis (maternal). 
Esse fato não se aplica apenas a escola pública, existe escolas particulares que também tem o mesmo problema o que coloca em risco a integridade física dos estudantes, sejam eles de que idade for.

No caso da foto é numa unidade de saúde pública da cidade, antiga OSEGO (foto), onde não existe rampa para os portadores de necessidades especiais e calçamento inadequado. 

Dispositivo móvel - Gidros
(Loja de frente J Cruzeiro)
O caso da mobilidade urbana em nossa cidade está a anos luz da qualidade desejada. Aqui cada um faz o calçamento como quer, ao seu bel prazer, onde encontramos rampas de descida ou subida, avanços de garagens nas calçadas, degraus, muretas, canaletas, pisos extremamente escorregadios, lojas que ocupam as calçadas, oficinas de carros e motos ocupando essas mesmas calçadas como se fosse extensão do estabelecimento, veículos estacionados, motociclistas e ciclistas que usam as calçadas  como vias de rolamento. ...E quando vamos aos órgãos públicos, de onde deveria partir o exemplo de mobilidade e acessibilidade, vemos o tamanho da exclusão. 

Quer ficar ainda mais indignado quando o assunto é mobilidade urbana? Ande a pé pela nossa cidade.
Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.