Jataí mais segura

Jataí mais segura

Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 26

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Professores e governo chegam a acordo e deputados aprovam reajuste salarial

Por Sarah Teófilo

Última proposta do governo, questionada pelo sindicato principalmente no que refere ao parcelamento do pagamento retroativo, foi mantida

Após intensa negociação, os deputados estaduais conseguiram votar nesta terça-feira (30/6) um projeto referente ao reajuste do salário dos professores — 13,1% — fruto de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego). A matéria foi aprovada em primeira votação, durante sessão extraordinária, e teve o apoio da oposição.

A deputada Adriana Accorsi (PT) elogiou a ação dos deputados da base, e frisou que avanço foi possível  graças à interferência e luta da oposição da Casa. “Mas acredito que podemos dizer que todos os deputados, de oposição e da base, estão de parabéns por termos conseguido um consenso com os professores.”

O reajuste de 13,1%, previsto em lei federal, deveria ter sido concedido em janeiro. Os professores brigavam porque o Estado queria — e irá — pagar retroativo desde janeiro apenas para parte da categoria, os chamados pelo projeto de PI e PII (que possuem nível médio e licenciatura curta; menor parte dos funcionários). Para o restante dos servidores, chamados de PIII e PIV  (que possuem graduação e pós; maior parte dos professores), o projeto prevê pagamento a partir de agosto, sem retroativo.

O avanço para a categoria foi referente aos PIII e PIV, que terão o reajuste a partir do próximo mês de julho, além de terem conseguido pagamento retroativo referente a maio e junho. Diferente do que gostariam, como foi dito pela própria presidente Bia de Lima na última segunda-feira (29), o pagamento dos dois meses será parcelado em 10 vezes. Leia mais
Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.