Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Refiz 2017

Refiz 2017

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Sudoeste Goiano em foco - Recuperando nascentes

Um exemplo da vizinha Caçú a ser seguido.
A Prefeitura de Caçu através da Secretaria do Meio Ambiente realizou em dezembro de 2014 uma grande reunião com a classe ruralista no tatersal do sindicato rural de Caçu para o lançamento do projeto de recuperação de nascentes. O projeto tem o objetivo de recuperar as nascentes tanto da zona rural do município quanto daquelas nascentes localizadas no perímetro urbano, visando manter e melhorar a quantidade e a qualidade de nossas águas.

Após ponta pé inicial do projeto a prefeitura irá agora mapear todas as nascentes existentes no município e, abrir o credenciamento para que os produtores rurais que tiverem interesse em participar do projeto façam seu credenciamento junto à Secretaria do Meio Ambiente para firmar uma parceria com a prefeitura.

O programa já começou e a primeira nascente que está sendo recuperada é a do Córrego Cabeceirinha situada na zona urbana de Caçu aos fundos do Alcaçuz Social Clube. O primeiro passo é a retirada da areia que foi depositada no local há vários anos e causou o assoreamento da nascente, para solucionar o problema de assoreamento a prefeitura irá construir uma rede pluvial com sumidouros  acima da nascente para captar a água das chuvas e fazer com que ela infiltre no solo retornando ao seu ciclo natural. O segundo passo será o reflorestamento com espécies próprias para áreas de preservação permanente de nascentes com o cercamento da área em todo o seu curso, inclusive aos fundos do Clube dos Idosos.

O próximo passo será a limpeza do lago municipal realizando a dragagem da areia depositada que está assoreando o lago.
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.