Jataí mais segura

Jataí mais segura

Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 26

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Espaços confinados e a segurança do trabalhador rural

O empregador rural atualmente se depara com uma série de notificações coletivas, via internet, relacionadas à Segurança e Saúde do Trabalho (SST). 
Esse tema vem amadurecendo e adquirindo grande importância no cenário empresarial rural brasileiro. O mercado de segurança é cada vez mais regulamentado, e o Ministério do Trabalho ingressa nessa situação com a elaboração das Normas Regulamentadoras (NR).
O presente artigo traz noções sobre a NR 33, cujo título é “Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados”. Essa norma foi publicada pela Portaria MTE nº 202/2006 e sofreu alterações de acordo com a Portaria MTE nº 1.409/2012. A importância dessa norma consiste na falta de percepção por parte de empregador e empregado sobre os riscos que existem em determinados locais de trabalho, redundando em acidentes e, até mesmo, em mortes, em função de certos espaços confinados e da falta de profissionais que tenham conhecimento sobre esse assunto.

Segundo a NR 33, espaço confinado é “qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio”. Como exemplos, há silos, moegas, caldeiras, tubulações, poços, túneis, galerias etc. O objetivo da norma é fazer com que os espaços confinados sejam identificados de acordo com requisitos mínimos, e que os riscos existentes nesses espaços sejam avaliados, monitorados e controlados, permitindo que se preserve a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos.               Leia Mais
Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.