Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Refiz 2017

Refiz 2017

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Sebrae compõe a semana nacional de ciência e tecnologia 2015. Em Goiás as ações acontecem de 19 a 30/10 em 19 municípios

Anápolis, Caldas Novas, Campos Belos, Goiânia, Inhumas, Ipameri, Itaberaí/Diorama (Dia de Campo), Iporá, Jaraguá, Jataí, Orizona, Piranhas, Pires do Rio, Posse, Rio Verde (eventos realizados) , Rubiataba, São Domingos, São Luís de Montes Belos e Trindade

Goiânia (GO), 19/10/15 - O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) compõe a programação nacional do Ministério de Ciência e Tecnologia na realização da semana nacional de ciência e tecnologia 2015, a se realizar de 19 a 30 deste mês, levando programação a 19 municípios goianos. Seminários sobre inovação, cooperação e criatividade para o desenvolvimento do turismo, desenvolvendo novas competências na gestão empresarial; palestras sobre design de produtos e negócios, boas práticas em gestão de produção, consultorias sobre layout, planejamento e controle de produção e design de comunicação exemplificam temas dos eventos que os empreendedores e empresários goianos podem participar de forma gratuita. "O propósito maior desta ação é atender de forma plena e disponibilizar soluções para promover o empreendedorismo e o desenvolvimento das pequenas empresas em Goiás", destaca o Diretor Técnico do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal Lemos. "Está é mais uma oportunidade", continua Wanderson Portugal", "que o Sebrae abre ao empreendedor para que ele possa ultrapassar com sucesso o atual momento econômico e social nacional.

Inovação é a atitude de introduzir novidades, renovar. Inovação é a mola propulsora das empresas, seja inovação de produto, processo ou mercado. Inovar continuamente pode assegurar a competitividade do negócio. No cenário atual, a empresa que quiser sobreviver deverá inovar sempre. Aumentar o lucro reduzindo custos, aumentando eficiência ou implementando processos de reengenharia não basta. Não há como criar mais lucro sem a geração de novas receitas e estas só são possíveis por meio das inovações. A inovação pode acontecer no produto, por meio de investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) que, no Brasil, recebe incentivo governamental. As boas ideias inovadoras costumam ser “copiadas” por concorrentes num processo chamado de benchmark.
Entretanto, tal equalização gera produtos sem diferenciais e somente mais inovações são capazes de destacar um produto de seus concorrentes.
A inovação pode acontecer também no processo, seja de fabricação, workflow, marketing ou na gestão do negócio.

Soluções que auxiliam a pequena empresa
Diz o senso comum que inovação é uma ideia, método ou objeto que pouco se parece com padrões anteriores. No ambiente empresarial inovação é algo que cria valor, aumenta a competitividade e a sustentabilidade das empresas, às vezes com pequenos esforços adicionais que implicam em melhoria de produtos, processos, gestão e marketing e que contribuem para uma maior eficiência na utilização de recursos.
Pode-se inovar no produto, com melhoria de suas características ou de seus usos previstos.
Pode-se inovar no processo, com a introdução de métodos de produção ou distribuição novos ou significativamente melhorados.
A inovação também pode ser organizacional, com implementação de novas técnicas de gestão dos negócios, no local de trabalho ou nas relações externas com o mercado.
E há ainda a inovação de marketing, que envolve novas estratégias de posicionamento dos produtos e de comunicação com os clientes.

Mas os pequenos negócios, além dos problemas que são inerentes ao seu porte, nem sempre conseguem pensar na inovação como uma necessidade e um diferencial competitivo, muitas vezes porque o empreendedor acredita que é um processo difícil e que exige muitos investimentos.
Por conta disso o Sebrae apresenta soluções que auxiliam a pequena empresa a realizar intervenções no produto, serviço, atendimento ao cliente e na organização em geral. Pequenas diferenças nestas áreas podem criar grandes oportunidades de crescimento e abertura de novos mercados.

Soluções Sebrae
Atendimento personalizado – Agentes Locais de Inovação
Consultorias tecnológicas subsidiadas – Programa Sebraetec
Incubadoras de empresas
Histórias de inovação e tecnologia
Marcas e Patentes
Normas Técnicas

Programação
Regional Sudeste
Clínicas Tecnológicas de Design (Design de comunicação, ambiente e de produtos, e sua aplicabilidade nas empresas)
- Orizona - 20/10.
- Pires do Rio - 21/10. 
- Ipameri - 22/10.
Regional Sudoeste
Seminário:Transformando crise em oportunidade com Amália Sina
- Jataí - 22/10 - Centro Cultural de Eventos.

Regional Sudoeste
Seminário:Transformando crise em oportunidade com Amália Sina

- Jataí - 22/10 - Centro Cultural de Eventos.
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.