Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 26

Parabéns Jataí


segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Uma ponte ligando Jataí a Colares em Portugal

Devido a uma grande amizade de muitos anos, graças à tecnologia, o jornalista Gideone Rosa editor do Jataí News vem trocando informações já a quase 10 anos com Rui Cardoso, um grande amigo, um excelente profissional do rádio em Portugal o que consequentemente estabelece também um ponte na qual temos informações de nossa terra mãe do outro lado do Atlântico.

Segundo informações de Rui Cardoso (foto), que é um dos animadores da festa através de seu estúdio móvel, está a acontecer nos últimos dias uma das festas mais importantes de Almoçageme, a festa em Honra de Nossa Senhora da Graça que acontece desde de 1768 que é também considerada uma das festas mais tradicionais de Portugal. Durante a festa acontece shows de músicas, danças e comidas típicas.
A seguir tem uma descrição da festa com o português típico Lusitano.

"Pelo 247º ano consecutivo realizar-se-à, entre 2 e 6 de Outubro de 2015 as Festas em honra de Nossa Senhora da Graça em Almoçageme.

O terramoto de 1755 terá marcado o início da história contemporânea da nossa simpática aldeia. Deste trágico acontecimento não são conhecidas vítimas entre os habitantes de Almoçageme, contudo são inúmeros os danos materiais relatados, entre os quais se destaca a destruição da capela erigida a Santo André de Almoçageme.

Perante a destruição da referida capela, os habitantes de Almoçageme uniram esforços e em 1758 começaram a erguer uma nova capela, onde a 15 de Agosto de 1768 é celebrada a primeira Eucaristia. Nesta data estabelece-se que no primeiro domingo de Outubro se realizariam os primeiros festejos em honra da Nossa Senhora da Graça. Desde este período até as invasões francesas ter-se-á vivido alguma prosperidade na localidade, apoiada não só no empreendedorismo dos seus naturais, como de forasteiros e comerciantes. Acredita-se porém que mesmo em épocas mais adversas os tradicionais festejos nunca foram esquecidos...é assim desde o século XVIII (1768).

Este ano não será excepção e elevar-se-á a "tradição" trazendo cor e alegria à nossa aldeia. Neste período será possível participar em actividades recreativas, assistir a espectáculos musicais, fogo de artifício, eventos culturais e religiosos, entre muitos outros. 


Como aquando da construção da nova capela, estes festejos só se poderão realizar com o apoio, participação e a união de todos os Almoçagemeses em torno desta causa comum. O vosso e nosso contributo visará a angariação de fundos para as várias instituição da localidade, que de forma ou de outra servem a todos nós."

Veja mais fotos
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.