Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 26

Parabéns Jataí


sexta-feira, 20 de novembro de 2015

De dentro do Legislativo Municipal

Projeto do vereador João Rosa obriga comércio a divulgar tratamento gratuito contra tabagismo
Por Francisco Cabral
A Câmara aprovou projeto do vereador João Rosa que obriga os estabelecimentos jataienses que comercializam produtos fumígenos (derivados do tabaco) a afixar material de divulgação informando sobre a existência de tratamento gratuito para dependentes dessa substância pelo Sistema Único de Saúde (SUS), existente na Policlínica de Jataí.

O parlamentar ressalta que são inúmeros os males causados aos fumantes e mesmo àqueles que convivem com quem fuma. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo relaciona-se a 30% das mortes por câncer (boca, laringe, bexiga etc.); 90% das mortes por câncer de pulmão; 25% das mortes por doença coronariana (infarto do miocárdio); 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva (bronquite e enfisema); 25% das mortes por doenças cerebrovasculares (derrames) e 40% é o percentual de diminuição da fertilidade em mulheres tabagistas.

“A OMS destaca também que, das pessoas que desejam abandonar o vício, apenas 5% conseguem fazê-lo por si mesmas sem qualquer acompanhamento, fato que reforça ainda mais a necessidade de publicidade referente ao tratamento do SUS, que existe na Policlínica de Jataí, antiga Osego, e é desconhecido por muita gente, no que se diz respeito à existência do tratamento e acompanhamento para fumantes”, afirmou João Rosa. Leia mais/CAM
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.