Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 26

Parabéns Jataí


sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Jataí News Tecnologia

Google aposta em mapeamento fotovoltaico

A gigante Google volta a apostar na área das energias renováveis, desta feita através de uma ferramenta on-line de cálculo do potencial solar fotovoltaico de determinado telhado. Apresentado segunda-feira, o Project Sunroof baseia-se na tecnologia Google de mapeamento e, além de calcular o potencial de horas de sol por ano, permite também perceber qual o tamanho ideal de uma possível instalação fotovoltaica e obter as poupanças estimadas na conta da electricidade.

Destinado ao mercado residencial, o funcionamento da ferramenta é bastante simples. Com um interface semelhante ao do Google Earth (mapeamento aéreo de alta-resolução), basta preencher o endereço na barra de pesquisa e, num instante, o Project Sunroof apresenta os dados para aquele telhado, em particular. O problema? Nesta fase piloto, apenas três localidades norte-americanas estão abrangidas pela iniciativa: baía de São Francisco, Fresno e Boston. Mas as expectativas da Google passam por alargar a aplicação do projecto a todo o território dos Estados Unidos e, numa fase posterior, ao resto do mundo.

Para o cálculo de quantidade de radiação solar aproveitável, por ano, a ferramenta tem em conta factores como a orientação do telhado, sombreamento por árvores ou edifícios nas imediações e padrões meteorológicos. Se o utilizador fornecer os dados médios da factura da electricidade, é também possível calcular as poupanças potenciais quando instalados painéis solares. Por fim, a ferramenta faz também a ligação com instaladores locais.


Fonte: Edifícios e Energia
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.