Jataí mais segura

Jataí mais segura

Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 26

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Goiânia e Aparecida estão entre as 50 cidades mais violentas do mundo

ONG mexicana somou quantia de homicídios registrados no ano passado.
Dados ainda são menores do que os da Secretaria de Segurança Pública.

Paula Resende - Do G1 GO
As cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana, aparecem juntas na 29º posição do ranking das 50 cidades mais violentas do mundo, elaborado pela ONG Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, do México. Dos 21 locais brasileiros que aparecem na lista, a área goiana está na 11ª colocação.
O levantamento foi publicado na segunda-feira (25). Ele leva em conta o número de homicídios por 100 mil habitantes e inclui apenas cidades com 300 mil habitantes ou mais. Foram excluídos países que vivem “conflitos bélicos abertos”, como Síria e Iraque.

Pela primeira vez, a lista, que é divulgada anualmente, une os dados da capital e de Aparecida de Goiânia. Segundo a ONG, isso foi feito porque elas formam um aglomerado urbano contínuo, o que não acontece de fato com os demais municípios da Região Metropolitana de Goiânia.

A entidade considera que ocorreram 547 homicídios dolosos na capital e 300, em Aparecida de Goiânia, totalizando 847 mortes violentas em 2015. Assim, a taxa é de 43,38 homicídios a cada 100 mil habitantes.

No entanto, dados da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSP-GO) apontam que foram 553 homicídios dolosos na capital e 305 em Aparecida de Goiânia, totalizando 858 casos. Ou seja, 11 mortes a mais do que o levantado pela ONG.

Redução de mortes violentas
A SSP-GO informou, em nota, que o material produzido pela ONG “fundamenta-se em levantamento totalmente equivocado e que não se presta para análise séria e de conteúdo”. O órgão ponderou que, no último ano, a capital estava nas 23ª posição. Agora, mesmo adicionando os casos de Aparecida, caiu para a 29º posição. Leia mais
Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.