Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 24

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Goiânia é a primeira cidade do Brasil onde Uber e táxi convivem pacificamente

Há quatro dias em funcionamento na capital, nova plataforma ainda não sofreu com a hostilidade de taxistas. Veja o porquê

Por Marcelo Gouveia
Brasília, Goiânia, Campinas, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. As oito cidades têm um ponto em comum: todas contam com o serviço do Uber, empresa multinacional de transporte privado urbano. Da lista, no entanto, a capital goiana é uma exceção, já que é a única, ao menos até agora, onde Uber e táxi convivem pacificamente.

Quatro dias após o início das atividades do aplicativo em Goiânia, nenhuma ocorrência sequer envolvendo tensão entre motoristas do Uber e taxistas foi registrada. Em entrevista ao Jornal Opção, o diretor de Comunicação do Uber no Brasil, Fábio Sabba, confirmou a ausência de conflitos no trânsito da capital e deu uma explicação para o fato inédito. “Goiânia é uma cidade que abraça a tecnologia a fim da promoção da mobilidade urbana.”

A aticipicidade goiana também é fruto da atuação do próprio sindicato que representa os taxistas. À reportagem, o presidente do Sindicato dos Taxistas de Goiânia (Sinditáxi), Silone Antônio dos Santos, informou que a recomendação para evitar confrontos entre os profissionais partiu da própria entidade.

“Temos que agir com racionalidade e não deixar que nosso instinto animal faça que partamos para o confronto. Nossa orientação é no sentido de respeitar o usuário e, por respeito ao usuário, não estamos entrando em confronto”, pontuou.

Silone informou que taxistas chegaram a publicar em redes sociais e aplicativos de mensagem a intensão de depredar carros do Uber, mas o sindicato teria intervido de imediato para evitar possíveis tensões. “Quando o Uber surgiu em Califórnia, os taxistas fecharam aeroportos e a população acabou prejudicada. Resultado: o serviço de táxi caiu 60%. A gente não quer isso. Queremos mostrar para o usuário que ele está usando o transporte ilegal e clandestino”, explicou. Leia mais/Opção
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.