Jataí mais segura

Jataí mais segura

Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 37

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Recadastramento Biométrico

Unidades de Rio Verde, Jataí e outras passarão a atender, inclusive aos fins de semana, das 8h às 18h

Cartórios eleitorais ampliam horários para recadastramento biométrico, no entanto, durante o recesso de carnaval, unidades funcionam apenas no sábado.

Os cartórios eleitorais de cidades goianas que fazem o recadastramento biométrico terão o horário estendido e passarão a funcionar aos finais de semana, a partir desta terça-feira (2). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), a medida visa acelerar os trabalhos em 98 municípios, já que o prazo termina no próximo dia 26.

Durante o recesso de carnaval, os cartórios atenderão apenas no sábado (6) e em regime de escala, que será definido pelo juiz eleitoral de cada município, mas com horário mínimo das 8h às 14h. Já nos demais dias úteis, sábados e domingos, os atendimentos serão realizados das 8h às 18h.

Segundo o órgão, o recadastramento biométrico serve para garantir a segurança e identidade do voto. O TRE-GO destaca que a biometria também alimenta um sistema que pode servir, por exemplo, como uma forma de combate à criminalidade, pois integra um banco de dados de impressões digitais.

O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, até mesmo para aqueles que não têm mais obrigatoriedade de votar por causa da idade.

Quem não fizer o procedimento pode enfrentar várias dificuldades, como não conseguir tirar um passaporte, não poder tomar posse em cargo público, não obter empréstimo em qualquer estabelecimento de crédito, não renovar a matrícula em escolas e universidades oficiais e nem requerer a aposentadoria ou receber benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Reforço

Em Jataí, no sudoeste do estado, foi montado na Câmara Municipal um novo posto para fazer o recadastramento biométrico. Na segunda-feira (1º), primeiro dia de funcionamento, muitos eleitores enfrentaram longas filas.

O agropecuarista Paulo Sérgio Cardoso disse que esperou por cerca de duas horas para ser atendido, mas aprovou a nova unidade. “Eu achei melhor, pois o outro posto do Tribunal Eleitoral na cidade é mais longe da minha casa e está muito lotado”, afirmou.

De acordo com o TRE-GO, mais de 39 mil eleitores ainda precisam fazer o recadastramento em Jataí. Com o novo posto, a expectativa é que 2 mil pessoas sejam atendidas por dia. O órgão contratou 34 funcionários para acelerar o recadastramento.

“Nossa capacidade quase que dobrou, tanto no cartório quanto no posto na Câmara Municipal e, com isso, a gente espera atender o máximo possível do eleitorado até o final do prazo, que é o dia 26”, explicou o chefe de cartório Vinícius de Castro Borges. (Fonte: G1)
Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.