Jataí mais segura

Jataí mais segura

Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 37

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

segunda-feira, 28 de março de 2016

Mosquito Aedes aegypti pode transmitir doença letal para animais de estimação

Apesar dos pets não contraírem doenças como a Dengue,  a Chicungunya e a Zika, o Aedes aegypti   pode transmitir aos cães e gatos a Dirofilariose, popularmente conhecida como doença do verme do coração.

Nos últimos tempos o mosquito Aedes aegypti tem tido grande destaque nos noticiários brasileiros devido a transmissão de graves doenças como a Dengue, a Chicungunya e a Zika.  

Ao contrário dos humanos, os pets não desenvolvem essas doenças, porém, o que poucos sabem é que o Aedes aegypti também pode ser prejudicial a saúde dos cães e gatos. Esse é um dos agentes transmissores da Dirofilaria immitis, verme responsável por causar a Dirofilariose, popularmente conhecida como doença do verme do coração.

O Aedes aegypti atua como vetor da doença transmitindo o parasita de um animal infectado para um animal sadio. “Esses parasitas irão se replicar alcançando a corrente circulatória e irão se alojar nas artérias pulmonares e ventrículo direito do coração, iniciando sua fase reprodutiva, liberando novos parasitas para a circulação.” afirma Jaime Dias, médico veterinário e gerente técnico de animais de companhia de Merial.  Dentre os diversos sinais clínicos da doença podemos destacar: tosse, emagrecimento, cansaço, aumento de volume abdominal, inchaço nos membros e insuficiência cardíaca e hipertensão pulmonar, que podem levar o animal a óbito .

A dirofilariose é uma doença que também pode ser transmitida aos humanos através da picada do mosquito. “No homem, a doença é responsável pela formação de nódulos pulmonares, causando tosse, dificuldade respiratória, febre, e em casos mais graves, tosse  acompanhada de sangue.”, finaliza Jaime Dias.            Leia mais

Fonte:
Renan Costa
TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Contato: (+55) 11 3039-4100 | (+55) 19-98611-9090
Site: 
www.textoassessoria.com.br
Acompanhe a TEXTO no twitter
Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.