Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 26

Parabéns Jataí


quinta-feira, 17 de março de 2016

Daniel Vilela é eleito presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas

Parlamentar pretende focar trabalhos no incentivo e disseminação de energias renováveis como a solar e a eólica

O deputado federal Daniel Vilela (PMDB-GO) foi eleito na tarde de hoje (16) presidente da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional. “Temos a missão de fiscalizar o cumprimento dos compromissos feitos pelo Brasil na COP 21, em Paris, e de avançar na legislação que favoreça a produção e o consumo de energias renováveis”, afirma o parlamentar.

A comissão foi instalada em 2007, de forma especial, como objetivo de acompanhar e discutir os assuntos relacionados ao relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). Em 2008, dada a sua importância, foi convertida em comissão permanente e desde então contribui com as propostas e consideração do país perante o fórum climático.

“Brasil tem grande potencial para energia fotovoltaica, ou energia solar. Tem também regiões propícias para energia eólica. Temos muitos meios de ampliar a participação das energias renováveis na nossa matriz energética”, afirma o parlamentar. A energia elétrica consumida no país é produzida majoritariamente por meio de usinas hidrelétricas, que já são consideradas fontes limpas, por não produzirem CO2, porém causam impactos no meio ambiente.” 

Daniel defende a popularização da energia solar. “Já apresentei no ano passado projeto que cria programa de financiamento de energias renováveis. Acredito que esse é o caminho. Temos que proporcionar ao cidadão meios de ter um consumo mais limpo e mais barato”, afirma o novo presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas. 

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), ex-presidente da comissão, foi eleito relator. O vice-presidente escolhido é o senador Cristóvam Buarque (PPS-DF). “É uma honra trabalhar ao lado do senador decano Cristóvam Buarque e ter na relatoria a experiência do ex-presidente Fernando Bezerra”, afirma o deputado.

Audiência pública 
Será apresentado nas próximas semanas o relatório de trabalho da comissão. Mas já está decidido que será realizada audiência pública onde será ouvido especialista norte-americano David Mooney, diretor do Centro de Análise Estratégica de Energia do Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA (NREL). A data ainda não foi marcada. 
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.