Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 24

quarta-feira, 9 de março de 2016

Médico terá de pagar R$ 20 mil a idosa após erro em cirurgia, em Goiás

Segundo a Justiça, durante retirada do útero, ela teve canal renal cortado.
Assim, passou a sofrer com incontinência urinária: 'Acabaram com minha vida'.

O médico Edson Pereira de Menezes foi condenado a pagar uma indenização de R$ 20 mil, por danos morais, após um erro durante uma cirurgia, em Acreúna, no sul de Goiás. A paciente, a doméstica Francisca Paula Conceição da Cruz, de 60 anos, passou pelo procedimento para a retirada do útero. Porém, segundo a Justiça, foi cortado o canal renal irregularmente, o que gerou incontinência urinária e "sons indesejáveis" em seu órgão sexual.
A condenação foi expedida pelo desembargador Fausto Moreira Diniz, da 6ª Câmara Cívil de Goiás, no último dia 23 de fevereiro.

Ao site G1, o advogado do médico, Manoel Araújo de Almeida, disse que vai recorrer da decisão.

A cirurgia, chamada de histerectomia, ocorreu em junho de 1999. Francisca, que é moradora de Rio Verde, no sudoeste do estado, diz que, antes de ser submetida a ela, conseguia trabalhar, se divertia bastante e não apresentava qualquer problema de saúde. Porém, afirma que agora se tornou uma pessoa doente e infeliz.

"Hoje não sou uma mulher perfeita. Antes eu fazia faxina a semana inteira e dançava forró sexta e sábado. Ele acabou com a minha energia, tirou o meu prazer de viver. Acabaram com a minha saúde e com a minha vida", disse ao G1.
A mulher conta que sempre se consultou com outro médico, chamado William Costa Ribeiro, e que foi ele quem indicou a cirurgia. Segundo a paciente, ele sempre afirmou que faria a operação, mas, somente no dia marcado, avisou que Edson, que ela nem conhecia, faria o trabalho.
Na mesma ação, Francisca também pediu que William fosse responsabilizado por participação no ocorrido, o que foi negado pela Justiça. De acordo com o documento, "não há nos autos elementos comprobatórios que imputam ao mencionado médico a responsabilidade pelo insucesso do procedimento". Leia mais/G1
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.