Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Refiz 2017

Refiz 2017

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

segunda-feira, 28 de março de 2016

Produtores de leite preocupados com a mosca do estábulo

Período que antecede a moagem da cana-de-açúcar trás grande preocupação aos agropecuaristas produtores de leite.

Por Gideone Rosa
A mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans) é comum em todo o país e se alimenta de sangue de vários animais, principalmente equinos e bovinos, além de animais silvestres e, eventualmente, o homem. Embora parasite outros animais de criação, os bovinos são os mais afetados, com perdas de 10% a 30% no ganho de peso e até 50% de redução na produção leiteira. Estima-se que os prejuízos causados por esta mosca no Brasil podem atingir 350 milhões de dólares anualmente. (Emrapa)

Aqui em Jataí não é diferente com relação a essa  mosca. Segundo os produtores muitos já deixaram a atividade leiteira por consequência da voracidade desse inseto que ataca o gado e até os animais domésticos nas propriedades rurais em nosso município. De acordo com os participantes do Jornal Das Sete, do radiojornalista Izalter Francisco, o problema é muito sério e acusam as usinas de moagem da cana-de-açúcar que distribuem nos canaviais a linhaça, um subproduto que substitui o uso de fertilizantes químicos
nas lavouras.

O curioso é que algumas regiões do município não tem essa incidência do inseto enquanto que algumas outras a infestação é extrema o que causou a desistência de alguns proprietário pelo ramo da atividade leiteira.
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.