Jataí mais segura

Jataí mais segura

Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 26

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Chinesa Zotye anuncia fábrica em Goianésia


Montadora de veículos assinou protocolo de intenções com o governo estadual em 13 de abril e anunciou pelo seu site a cidade na qual será construída sua unidade no Brasil

Por Augusto Diniz/Jornal Opção
Com início do funcionamento previsto para 2018, a marca de carros Zotye anunciou nesta semana que instalá sua segunda fábrica no Brasil. A cidade escolhida, como informou em seu site, é Goianésia (GO). Zotye e Estado de Goiás assinaram protocolo de intenções no dia 13 de abril.

O governo informou que serão cerca de 700 empregos diretos e indiretos criados a partir do início da operação da fábrica, previsto para 2018. A montadora afirmou que o projeto está em andamento.

A capacidade da fábrica deve ser de 20 mil carros por ano fabricados, segundo previsão da montadora. Para isso, a Zotye investirá R$ 150 milhões no projeto para construir a unidade em Goianésia, que inclui a planta conjunta da Electro Motors, que fabrica veículos de propulsão elétrica.

Como foi divulgado pelo jornal O Estado de S.Paulo, o modelo a ser fabricado na unidade é o Z100 Logic, que será produzido nas versões a gasolina e elétrica. Mas a venda de carros da Zotye no Brasil deve começar antes. O modelo só aguarda a homologação para começar a ser importado da China em 2017.

O escritório da montadora no Brasil foi aberto em Brasília (DF) no ano de 2014. A Zotye já tinha anunciado que venderá também, a partir deste ano, o utilitário esportivo T600, com motor 2.0 turbo de 177 cv e câmbio manual de cinco marchas ou automático com seis.

Houve um anúncio anterior da Zotye de que ela instalaria sua fábrica no Brasil em Cotalina, no Espírito Santo. No ano passado, representantes da montadora tiveram reunião com autoridades de Goianésia para negociar a ida da empresa para a cidade.

Além da Zotye, que será instalada, Goiás tem hoje a Mitsubishi em Catalão, que fabrica carros, e a Hyundai em Anápolis. A Suzuki deixou Itumbiara em 2015, que transferiu a produção para a Mitsubishi de Catalão.

A Zotye já tem uma fábrica em Jacareí (SP). A outra chinesa que tenta, mas tem dificuldades de concluir o projeto de instalação de fábrica no Brasil é a JAC, que ainda não terminou sua montadora em Camaçari (BA). A previsão inicial era de produção de 200 mil carros por ano na cidade baiana, mas já foi reduzida para 20 mil anuais.

Além da fábrica em Goianésia, a Zotye informou que já começou a credenciar concessionárias em todo o Brasil. A Zotye comprou em 2015 a montadora brasileira TAC, de Santa Catarina.
Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.