Jataí mais segura

Jataí mais segura

Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 37

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Cidade de Goiás - Sem shows nacionais, Fica 2016 será realizado em agosto

Superintendente de Cultura, Nasr Chaul (ao centro) anuncia novidades
do Fica 2016 / Foto: Alexandre Parrode / Jornal Opção
Anúncio foi feito por superintendentes da Seduce nesta quarta-feira (11/5). 
22 filmes foram selecionados 

Por Alexandre Parrode/JO
A edição 2016 do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) será realizada entre os dias 23 e 18 de agosto.

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (11/5), na sede da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), pela titular da pasta, Raquel Teixeira. Segundo informa, a nova data foi definida para não coincidir com o Campeonato Mundial de Futsal Universitário, que será realizado em Goiânia entre os dias 3 e 10 de julho; nem com as Olimpíadas do Rio de Janeiro, de 5 a 21 de agosto.

Na Cidade de Goiás, o Fica é realizado tradicionalmente em junho — quando se comemora o mês do meio ambiente. No entanto, em 2015 e, agora, em 2016, o festival  teve que ser remanejado para agosto.

Para a mostra competitiva do festival, foram secionadas 22 produções: 12 estrangeiros e 10 nacionais — sendo quatro goianas. São filmes da França, Áustria, Alemanha, Bélgica, Índia, Irã e México; de Estados como Maranhão, Paraná, Pernambuco, Ceará e São Paulo.

Segundo o superintendente de Cultura, Nasr Chaul, a programação deste ano será muito intensa e a nova data não prejudicará a essência do festival. “Tivemos a boa experiência do ano passado, que consagrou a mudança de conceito que estamos implementando: a ênfase no festival, nos filmes, na mostra de cinema”, argumentou.

Alem da mostra competitiva, o júri selecionou 12 curtas de animação para a mostra Fica Animado: que é destinada ao público infantil.

Chaul explicou, ainda, que o orçamento deste ano será de R$ 2,7 milhões (metade do que era disponibilizado em anos anteriores) e, novamente,  não vai haver show nacional. “Serão 14 apresentações musicais, com foco na música erudita e na cultura goiana”, revelou.

O tema do Fica 2016 é o Cerrado. A Orquestra Filarmônica de Goiás encerra o festival, com apresentação na Praça do Coreto. O tradicional cartaz do festival será criado pelo artista plástico Rodrigo Godá.

Além do superintendente Nasr Chaul, participaram do evento, os superintendentes Lisandro Nogueira (Centro Cultural Oscar Niemeyer) e o maestro José Eduardo Moraes (ação cultural).
Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.