Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 24

segunda-feira, 27 de junho de 2016

UFJ, a realização de um sonho para os Jataienses

Parecer de criação da Universidade Federal de Jataí é aprovado na Comissão de Educação

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou hoje (15/6) os relatórios do deputado Daniel Vilela (PMDB-GO) favoráveis à criação das universidades federais de Jataí (UFJ) e de Catalão (UFCat), por desmembramento dos câmpus já existentes da Universidade Federal de Goiás (UFG). Em seus textos, o parlamentar destacou que a autonomia levará benefícios às regiões Sudoeste e Sudeste, onde estão localizados os dois municípios.

“Entendemos que a criação das universidades, na modalidade desmembramento e, portanto, com impacto ínfimo no orçamento, possibilitará uma verdadeira independência e autonomia dessa instituição de ensino superior com possibilidades muito mais amplas de alavancar os resultados almejados para o desenvolvimento das regiões.”

O parlamentar destacou ainda a grande estrutura dos câmpus já existentes em Jataí há 36 anos e em Catalão há 33 anos. Lembrou também que, em audiência pública realizada nesta semana em Jataí o reitor da UFG, Orlando Amaral, e o diretor da unidade local, Alessandro Martins, se manifestaram favoráveis ao desmembramento. “A direção e a comunidade acadêmica querem, a maioria da população também quer, a julgar pelas manifestações no evento desta semana. Muitos classificaram a autonomia como um sonho que está prestes a se realizar”, afirma o deputado.

Os dois projetos de lei (PL 5.271/16 e 5.275/16) estão tramitando em regime de urgência, devido a requerimento de Daniel Vilela. “Na prática, isso acelera a tramitação e possibilita que a autonomia das universidades aconteça com mais brevidade”, explica o parlamentar.
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.