Jataí mais segura

Jataí mais segura

Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 37

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

sexta-feira, 8 de julho de 2016

O que dá visibilidade a um município, a uma cidade?

Uma pergunta que deveria estar presente a todos os cidadãos do lugar onde moram.

Por Gideone Rosa
Fico a pensar no modo que boa parte da imprensa fala ou se refere a um determinado lugar colocando como se todo o território fosse zona urbana, ou seja se refere dizendo "a cidade". Não deveria ser assim. Claro, que talvez seja por força de um hábito,...mas o fato é que apenas a cidade em si não representa um lugar, esse lugar deveria ser amplamente difundido, mostrado como "O Município tal", pois o Município é onde está a zona urbana e também a zona rural, são esses dois conjuntos que fazem a denominação de um determinado território. Isso, claro quando se trata de nosso país, o Brasil.

Isso tudo que estou colocando tem uma grande importância no que se refere ao Marketing do lugar. Quer um exemplo de erro ao se referir a um determinado lugar, um território? O slogan da Prefeitura Municipal de Jataí: "Todos por uma cidade melhor". Que cidade?! Nós vivemos em um território amplo que é o conjunto de dois fatores como disse anteriormente, Zona Urbana e Zona Rural, que é igual a um Município!

Nesses últimos dias venho analisando sobre a pergunta do título deste artigo, o que pode dar visibilidade a um município. Poucos já fizeram essa análise. A quantidade de fatores que dá visibilidade são inúmeros e esses fatores projetam o município alem de suas fronteiras e até mesmo alem das fronteiras do próprio Estado.

Nesses fatores de tamanha importância com certeza não está apenas no slogan, "Todos por uma cidade melhor", mas sim àquilo que está dentro dela e que representa principalmente no que se refere à nossa zona rural, como nossa agropecuária pujante que é a espinha dorsal de nossa economia.

Indo mais alem e com precisão cirúrgica destacamos aquilo que a maioria da população não atentou para sua importância, de empresas em nosso território que fazem essa diferença no sentido de projeção e visibilidade de nosso município, mesmo contrariando aqueles que querem a nossa industrialização, (o que é muito justo, pois o emprego é que dá poder econômico a todo trabalhador), essas empresas e instituições fazem de nosso município um dos mais importantes em nosso estado e até mesmo na região Centro-Oeste. 

A poucos dias tivemos a inauguração de um órgão extremamente importante, o laboratório de engenharia civil do IFG - Instituto Federal de Goiás. Esse laboratório por si só fará uma enorme diferença nessa visibilidade. 

Em um tempo não tão distante empresas de construção civil, para fazerem ensaios de seus materiais, tinham que se deslocarem até a capital Goiânia para que os mesmos fossem testados o que agora não vão mais precisar desse deslocamento. Esse laboratório alem de beneficiar as empresas de engenharia civil local trará para nossos domínios quem também tinham que se deslocar para outros centros para esses  procedimentos, são profissionais de municípios vizinhos e até mesmo de estados vizinhos onde essa tecnologia não se faz presente. 
Já pararam para pensar o que isso representa para nosso município? Nas possibilidades de outros investimentos por causa da necessidade de se fazer aqui procedimentos que lá fora não podem ser feitos?

Hoje Jataí vai alem do laboratório de engenharia civil nessa visibilidade, são instituições de ensino que abrigam atualmente mais de 3 mil estudantes de várias partes do país distribuídos em mais de 30 cursos  de nível superior, entre eles engenharia civil, medicina, direito e logística. ...E esse número pode chegar a 10 mil universitários com a presença de mais uma  instituição de ensino superior na qual terá mais de 10 cursos.

Outra situação que coloca nosso Município em uma colocação de destaque e que nos coloca presente até mesmo na mídia nacional nos dando ainda mais visibilidade, o Agronegócio, esse sim é a coluna vertebral de  nossa economia e nos privilegia nesse momento de crise que assola este país. 

Nesse contexto do Agro destacamos um outro laboratório, Laboratório Exata, que está presente e que poucos veem o quão importante é na nossa  visibilidade e representatividade, temos aqui um dos melhores, mais moderno e bem equipado laboratório de  análise de solo do Centro-Oeste brasileiro com tecnologia de ponta nesse nicho de mercado fazendo com que vários produtores de várias regiões do Brasil vem ou enviam até Jataí materiais para serem analisados nesse laboratório.

Na saúde temos clínicas que também estão fazendo a diferença nessa visibilidade. Clínicas que já fazem exames complexos o quais até pouco tempo não eram feitos aqui e que agora alem de atender nossos pacientes estão também fazendo atendimento alem fronteiras com pessoas vindo de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e até de Minas Gerais para tais procedimentos.

Não distante de todo esse contexto, alem de termos uma das maiores produções agrícolas e pecuária do país, somos privilegiados também por termos uma zona urbana, cidade, com uma das melhores qualidade de vida do Brasil, coisa que em um raio de 300 quilômetros não tem, uma cidade com vários parques todos muito bem cuidados assim como a própria cidade e que impressionam os visitantes que aqui vem. Problemas? Claro que temos. E qual o município que não os tem? Não sejamos hipócritas.

O fato é que temos muito do que nos orgulharmos do lugar onde vivemos. ...E está em nós cidadãos aumentar ainda mais essa visibilidade fazendo sempre um marketing positivo, sem hipocrisia, claro, fazermos e transformarmos Jataí para  continuar a ser, a cada dia,mais importante em todos os sentidos. 

Esteja convidado a conhecer Jataí






















Postar um comentário

Parabéns Jataí


Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.