Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 24

domingo, 25 de setembro de 2016

TRE-GO recebe mais de 2,7 mil denúncias de irregularidades eleitorais

Registros são feitos por aplicativo desenvolvido pelo órgão, que apura casos.
Maior parte está ligada a propagandas irregulares; Goiânia lidera ranking.

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) já recebeu mais de 2,7 mil denúncias de irregularidades e crimes eleitorais em todo o estado. Os registros são feitos por um aplicativo desenvolvido pelo órgão, que analisa todos os casos. A maior parte está ligada a propagandas irregulares.

As regras para as campanhas eleitorais estão mais rígidas. O objetivo é evitar que os candidatos sujem a cidade e comprem votos. Entre as práticas que foram proibidas está a pintura de muros e a distribuição de placas e cavaletes em praças, calçadas ou canteiros centrais de avenidas.

“Antes você olhava para o chão e já via vários papeis, porque a pessoa pega e já joga fora na hora”, aprova a atendente Franciele Almeida.

Com o objetivo de transformar os cidadãos em fiscais das campanhas eleitorais, o TRE desenvolveu um aplicativo chamado Pardal para receber denúncias de irregularidades durante o período eleitoral. Com ele, os eleitores podem fotografar e filmas os problemas encontrados e enviar para o órgão.

Em Goiás, mais de 2,7 mil denúncias já foram feitas. 47% são de propaganda irregular. Existem ainda notificações de uso da máquina pública na campanha, compra de votos e gastos irregulares. Goiânia é a cidade com maior número de denúncias, com 314. Na sequência aparecem Anápolis e Aparecida de Goiânia, com 146 cada uma e Inhumas, com 107.

“O grande avanço é justamente esse. Nós temos uma equipe de cerca de 30 pessoas e agora passamos a 1 milhão de pessoas que são os olhos da justiça em toda parte” disse o chefe do cartório do TRE em Goiás, Breno Prado.

“O candidato está mais atento, porque ele pode ser fotografado, pode ser filmado, e isso pode causar um dano à sua imagem e problemas na Justiça”, contou o coordenador de promotorias eleitorais, Rodrigo Bolleli. Leia mais
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.