Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 19

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Córrego Açude é esgoto a céu aberto

E a "fedentina" é insuportável na hora de fazer as refeições e até na hora de dormir

Por Gideone Rosa
O fato foi comprovado hoje pela  manhã quando nossa equipe se deslocou ao bairro Santa Terezinha na altura das esquinas das Ruas do Rosário e Joaquim Nabuco onde encontra a ponte sobre o córrego que dá acesso ao centro da cidade. Segundo uma moradora das proximidades esse evento é uma constante, ou seja desde quando foi feito a rede pela própria SANEAGO.

Para a moradora que não quis ser identificada o fedor é uma tortura diária, não consegui fazer suas refeições diárias e até para dormir é um sacrifício pois o mal cheiro adentra a casa até pelas frestas das portas e janelas. Ela exige que algo seja feito e rápido pois da forma que está não é possível aguentar mais tempo.

Nossa reportagem falou com os responsáveis da Odebrecht Ambiental, companhia terceirizada responsável pelo esgotamento sanitário de Jataí. Eles disseram que até o momento do contato de nossa reportagem ninguém tinha reclamado, mas que já ia acionar uma equipe para resolver o  problema.

Questionado sobre a situação, que é frequente no bairro, a companhia disse que a tubulação é adequada para aquele volume de esgoto que é coletado, mas que o principal problema é o mal uso do sistema onde jogam todo tipo de resíduos desde peças de roupa, fraldas descartáveis, sacolas plásticas, brinquedos, mamadeiras e até garrafas PETs, ou seja os moradores são os culpados por todo esse transtorno.


Segundo o técnico da empresa a companhia é preocupada e que tenta fazer o melhor trabalho possível, mas que a população tem que colaborar usando de maneira adequada o sistema de esgotamento sanitário.

Nota JN
O fato é que fica difícil emitir uma defesa dos moradores da região se alguns desses moradores não disciplinam seu comportamento em relação aos serviços urbanos. O que percebemos, o que não é de hoje, é uma rede de esgoto que deixa dúvidas sobre sua capacidade de esgotamento e somado a isso a falta de educação da própria população com relação a usar com eficiência um sistema onde se encontra todo tipo de lixo e resíduos domésticos. 

Com relação ao córrego Açude vamos cuidar dele com carinho pois a água doce é finita e a água potável está se "esgotando". Vamos cuidar bem de nossos mananciais de água. Jataí, em se falando de água, é um município rico e isso faz toda a diferença em seu desenvolvimento humano. Só devemos ser, ...Educados.
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.