Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Frequência de Classe - Um programa da Radio Line e Rádio Ideias

Refiz 2017

Refiz 2017

Fique em dia com o nosso Município

Fique em dia com o nosso Município
Quite seus débitos com a prefeitura

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Mais verde em Jataí

Foto: Gidros
Já não era sem tempo

Por  Tistu, o Jardineiro
A tempos a imprensa jataiense vem criticando o descaso com o nosso verde, tanto na preservação do que já existe como a criação e a prática de uma política ambiental mais eficaz visando acrescer a zona urbana com mais arborização.

Infelizmente, na gestão passada essa prática não passou de conversa sobre o tema e desculpas de que Jataí tinha projeto de arborização, o que acreditamos é que tal projeto ou tais projetos, se existiam, não saíram das gavetas.

Hoje a própria população, já cansada de esperar por alguma iniciativa e incentivo nesse sentido, faz o papel do poder público, plantando em locais públicos arvores ornamentais ou frutíferas, arbustos e florais. A atitude é salutar? Sim. Porém se esbarra à falta de conhecimento mínimo para fazê-lo, e na ânsia de ver mais verde acaba por estar proporcionando problemas futuros.

Ao que tudo indica, de acordo com a assessoria da Secretaria de Meio Ambiente essa situação pode começar a ser minimizada com a disponibilização para a população de plantas para plantio em suas propriedades ou em espaços como calçadas.

Diante desse fato plausível, uma situação tem que ser observada, os critérios a serem adotados para o plantio dessas árvores, se em calçadas observar a largura dessas calçadas, qual a espécie ideal a ser plantada em cada lugar, se é do mesmo lado da rede elétrica ou não, qual é a agressividade desta planta com relação ao seu enraizamento etc e tal.

Não basta dar as mudas, tem que haver orientação seja na secretaria, seja nas escolas municipais ou até mesmo nos órgãos de comunicação.

As informações da secretaria sobre mais verde na cidade diz o seguinte:

Jataí pode ser mais verde com a ajuda da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

Dez mil mudas. Esse é o estoque médio mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo para oferecer à comunidade, de forma gratuita, a oportunidade de ter em seu imóvel, árvores nativas de diversas espécies.

No viveiro, mantido pela Secretaria, a comunidade pode encontrar mudas de resedá, quaresmeira,  escumilha africana,  escova de garrafa,  oiti e de chuva de ouro para o plantio em calçadas.

Isso sem falar nas mudas de ipês rosa, branco, roxo e amarelo; e ainda, nas mudas de buriti, piqui, jatobá, aroeira, angico, vinhático, pega machado, unha de vaca, jacarandá,  bálsamo,  teca,  baru, flamboyant, mangaba, goiaba, guatambu, amora, pitanga, guapeva, bacutari,  embaúva,  açaí, guaraná africano, cajú, cajazinho do cerrado, cajazinho anão, manga rosa, gabiroba e mogno que podem ser plantadas em grandes quintais ou na zona rural.

Para conseguir as mudas, basta ir até a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e preencher um termo de responsabilidade com dados de documentos pessoais e endereço. A secretaria fornece até 5 mudas por pessoa, sem nenhum ônus.
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.