Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 19

terça-feira, 7 de março de 2017

Sudoeste Goiano Em Foco - Rio Verde

Rio Verde foi escolhida para ser a cidade do alimento sustentável

Assessoria de Imprensa 
Rio Verde foi escolhida para ser a cidade do Alimento Sustentável com a implantação do projeto Conexão Futuro, realizado pelo Instituto Fórum do Futuro. A escolha foi anunciada no último dia 10, durante a reunião dos representantes do Fórum com o Governo de Goiás, elegendo o município para receber um projeto piloto que vai instalar um grande centro de inovação alimentar, colocando Rio Verde e o Estado de Goiás em posição de destaque nacional e internacional como fonte de alimentos saudáveis.

O Fórum do Futuro, que tem a missão debater questões estruturantes da sociedade brasileira, a partir da perspectiva do desenvolvimento sustentável, escolheu a cidade para ser a “fonte global de referência do alimento” por causa de nossa personalidade econômica. “Agradeço muito pelo fato de vocês escolherem Goiás, escolherem Rio Verde, que é um grande cluster do agronegócio hoje. Gostaria que o ‘caso de Goiás’ fosse o mais importante. Por isso, não vai faltar apoio”, afirmou o governador.

De acordo com o que foi exposto durante o encontro, o Brasil tem potencial para contribuir para a história da humanidade agregando valor aos produtos primários produzidos no País, competindo com grandes polos industriais transformadoras de alimentos como China e Estados Unidos, demonstrando ainda que é econômica e cientificamente possível alcançar esses objetivos sem recorrer ao desmatamento ilegal.

O projeto é resultado de parceria entre o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Instituto Fórum do Futuro e Governo de Goiás, representado pela Fundação de Amparo a Pesquisa de Goiás (Fapeg). Alysson Paolinelli, presidente do Fórum do Futuro colocou Goiás no patamar de “centro avançado da agricultura brasileira”. “Rio Verde é hoje a trincheira mais avançada que nós temos no sistema produtivo brasileiro e que precisa demonstrar capacidade de inovação, especialmente no sistema produtivo, ampliando nossa capacidade, criando novos conceitos. A agricultura tropical tem novos parâmetros. Nós precisamos pegar esses novos parâmetros, desenvolvê-los, e principalmente agregar valor à nossa produção,” explicou Paolinelli.

A proposta ainda visa estudo de viabilidade econômica do equipamento aeroportuário de Rio Verde e transformar Rio Verde num Polo de Referência de uso da web como ferramenta essencial do desenvolvimento econômico, social e ambiental, conectando à internet todas as fazendas da região. “Nossa cidade possui todos os requisitos por ser um polo em Agronegócio, ter uma grande cooperativa e ter um Polo de Inovação Tecnológica. Estamos empolgados na realização desse projeto e vamos dar todo apoio para que Rio Verde seja a cidade do alimento sustentável," acrescentou Paulo Faria do Vale. 

Assessoria de Imprensa 
assessoria@rioverdegoias.com.br

Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.