Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 21

terça-feira, 18 de abril de 2017

Anápolis terá Guarda Municipal

Guarda Municipal começa a ser implantada com o funcionamento da Patrulha Patrimonial

250 vigias devem reforçar a segurança da cidade. Projeto piloto é desenvolvido no Parque Ipiranga
Passear nas praças e parques da cidade já está mais seguro. Por determinação do prefeito Roberto Naves, foi dado o primeiro passo para a criação da Guarda Municipal. Trata-se da Patrulha Patrimonial, que é a presença de vigias do município nos espaços públicos com maior incidência de casos de violência. 

E os resultados positivos começam a aparecer. No caso do Parque Ipiranga, por exemplo, onde o projeto piloto foi implantado, a presença dos vigilantes, realizando a ronda ostensiva, combinada com outras ações, reduziu os índices de crimes como furtos e roubos em 81%, já nos primeiros 15 dias da experiência.

Outra novidade foi a implantação, nas dependências do Ipiranga, de um núcleo do Observatório de Segurança Municipal, onde estão trabalhando, em conjunto, todas as forças de segurança pública (polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Juizado da Infância e Juventude e Companhia Municipal de Trânsito e Transportes).

Esse sucesso demonstra a importância de levar a ação para outras praças e logradouros frequentados pela população. Para tanto, 250 vigias dos 500 concursados que já atuam no município vão passar por requalificação.

Já a Guarda Municipal estará implantada até o final do ano, depois da realização de concurso público. Com isso, o conceito de segurança pública irá além do patrimônio, melhorando a qualidade de vida das pessoas.  

Essas iniciativas fazem parte do Plano Municipal de Segurança Pública que combina uma série de outras ações, como a implantação de novas câmeras e equipamentos de segurança, além de políticas públicas de saúde, educação e de caráter social.

Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.