Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 24

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Atividade física

Quem dança é mais feliz

Por Livia Lemos
A atividade física é, de longe, o remédio mais acessível e menos oneroso para a maioria dos males que nos acometem, tanto físicos, quanto mentais ou psicológicos. Isso é fato!!!


Apesar de ser uma premissa verdadeira, ainda existe quem torça o nariz à isso, por inúmeros motivos, que acabam virando desculpas para o sedentarismo. Entre esses ¨motivos¨, os mais utilizados são não gostar de sentir dor, de não querer ¨pagar¨ para sentir dor ou não ter aptidão para a prática esportiva.

Mas existe uma atividade física que não nos traz nenhum desses desconfortos, muitíssimo pelo contrário, nos dá prazer, além de serem altamente democrático, por não exigir regras e conceitos: A DANÇA.

Se pararmos para observar os rostos de quem dança em uma festa veremos sorrisos, semblantes felizes e radiantes. A dança dá prazer.O simples ato de ver uma pessoa dançando estimula conexões nervosas, liberando substâncias que fazem o mesmo efeito de antidepressivos no organismo. Não é à toa que ao vermos pessoas dançando instintivamente já começamos e mexer os pés, batucar com as mãos, e aos poucos esses movimentos vão aumentando, até nos pegarmos literalmente ¨bailando¨.

A principal das substâncias que nos dá sensação de prazer e bem estar é a endorfina, que é liberada pela prática de qualquer exercício físico. Por trazer essas sensações a endorfina é considerada um analgésico natural, capaz de eliminar dores e desprazeres sentidos ao longo da vida.

Serve, ainda, para regular emoções, assim como quando nos esbaldamos comendo uma barra de chocolate, reduzindo o estresse, a ansiedade, a tristeza e todos os outros sentimentos que agem como veneno para nosso corpo e nossa saúde.

Por isso a dança relaxa. E o melhor!!! Traz as mesmas sensações de um chocolate e ainda emagrece!!! Ao contrário da guloseima...

Você sentirá todos os benefícios trazidos pelo exercício físico, como resultados: o gasto calórico e o fortalecimento muscular, sem na maioria do tempo sequer lembrar que está praticando uma atividade física.

É claro que como outro qualquer exercício cuidados devem ser tomados. Controlar frequência cardíaca, usar vestimentas e calçados adequados, assim como um bom horário para a prática da modalidade.
Feito isso é só cair na dança e ser feliz!!!

Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.